O presente estudo objetivou investigar os fatores que contribuem para a motivação dos estudantes numa escola municipal na turma do 5º ano do ensino fundamental. Teve como objetivos específicos: conhecer como os professores trabalham para despertar a motivação nos estudantes; saber o que desperta a motivação dos estudantes em sala de aula a partir deles mesmos e descobrir quais as dificuldades encontradas em sala de aula no processo motivacional. Apoiou-se em aporte teórico de autores, como Bock (2008), Campos (2005), Cunha (2001), Esteban (2010), Frigotto (2001), Gil (2010), Piletti (2004), Woolfolk (2000) dentre outros. O percurso metodológico foi centrado na abordagem qualitativa e método dialético, sustentado no levantamento bibliográfico e estudo de caso e a realização de entrevistas estruturadas. Foram sujeitos deste 01 professora e 10 alunos. O estudo revela que os professores utilizam dinâmicas em equipe como estratégias para despertar a motivação nos estudantes. Revela ainda que os estudantes, em sua maioria, consideram que a atenção do professor contribui na motivação escolar. Em relação às dificuldades encontradas em sala de aula que interferem no processo motivacional, verificou-se que o desinteresse e a bagunça de outros colegas prejudicam o processo motivacional.