O presente trabalho que é parte de estudos de doutoramento em andamento tem como objetivo investigar como os professores utilizam os ambientes naturais como recursos para favorecer o ensino da criança de educação infantil, mais especificamente em uma comunidade ribeirinha do município de Parintins estado do Amazonas. Este estudo nasceu de um diagnóstico realizado em escolas públicas de Educação Infantil, em algumas comunidades rurais, no ano de 2009. Deverá ser investigado o processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil em uma comunidade ribeirinha, cujo propósito é indagar: como o professor utiliza os ambientes naturais como recurso para uma aprendizagem significativa da criança? É importante destacar que as atividades de ensino realizadas nesses ambientes escolares nem sempre buscam relacionar os conteúdos estudados pelas crianças aos espaços naturais que fazem parte de sua realidade, como recurso para a dinamização das aulas. Como suporte teórico, a pesquisa está embasada na Psicologia Sócio-histórica de Vigotsky (2001). Esse estudo permitirá entender a maneira como as crianças apreendem o conhecimento do mundo natural, a dinâmica da constituição desses significados, sua especificidade para essa faixa etária, bem como a apropriação desses conhecimentos que serão vivenciados e explorados no seu habitat natural. Dessa forma, os laços formados entre educação e sociedade se estreitarão, e a escola através de suas funções tanto no campo social quanto no campo educacional, deverá contribuir para tornar este pequeno ser, um cidadão ativo, autônomo, criativo e participativo, capaz de num futuro próximo tornar-se agente de transformação da sociedade.