O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças.