Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LER E ESCREVER, EM SEQUÊNCIA E COM PRAZER: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEIF SALMONOZOR BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17610
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 508
    "titulo" => "LER E ESCREVER, EM SEQUÊNCIA E COM PRAZER: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEIF SALMONOZOR BRASIL"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID508_09102015011657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEIA SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SIDNEIA"
    "autor_email" => "sidneiasousa@bol.com.br"
    "autor_ies" => "FIJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17610
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 508
    "titulo" => "LER E ESCREVER, EM SEQUÊNCIA E COM PRAZER: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEIF SALMONOZOR BRASIL"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID508_09102015011657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEIA SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SIDNEIA"
    "autor_email" => "sidneiasousa@bol.com.br"
    "autor_ies" => "FIJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.