As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) adentraram ao ambiente educacional proporcionando mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem e disponibilizando inúmeras possibilidades de ferramentas a serem utilizadas como instrumento de mediação pedagógica. Dentre estas ferramentas, destaca-se os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), que são espaços online de interação e construção do conhecimento, livres de empecilhos geográficos. Frequentemente utilizados na Educação a Distância (EaD), os AVAs surgem na educação presencial objetivando a disseminação do conhecimento fora de sala de aula. A Plataforma Moodle, é o AVA mais utilizado no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (AMBED), e dispõe de uma interface simples, interativa e de fácil gerenciamento. No entanto, para que os professores possam utilizar estes AVAs de maneira pedagogicamente eficaz, necessitam de formação, quanto ao gerenciamento e possibilidades destes ambientes. Assim, após trazer concepções teóricas que fundamentam o trabalho, o presente artigo objetiva apresentar o minicurso “Utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) – Plataforma Moodle”, uma proposta que surge com o intuito de formar professores da educação básica do município de Angicos/RN, para a modelagem e gestão de cursos e atividades a distância e/ou presenciais no Moodle.