Este texto, construído na modalidade de artigo científico, tem como problemática central o reconhecimento das dificuldades de ensino-aprendizagem das ciências empírico-formais e formais, por alunos da educação básica, especificamente os de séries finais do ensino fundamental II. Diante dessa realidade apresentada está escrita teve por objetivo principal demonstrar que o uso de Mapas Conceituais como ferramenta didático-pedagógica é capaz de amenizar significativamente a problemática elencada. Neste sentido, este estudo trata de descrever uma experiência docente de atividades desenvolvidas com aplicação de Mapas Conceituais como método facilitador do ensino-aprendizado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira situada na cidade de Redenção, Estado do Ceará. A prática educativa foi realizada com alunos da turma do 7º (sétimo) ano da Escola Municipal Padre Antônio Crisóstomo do Vale, localizada na cidade de Acarape – Ceará. A experiência teve por meta a formação e qualificação acadêmica e profissional dos futuros docentes em exercitar novas metodologias docentes em sala de aula visando à melhoria do ensino-aprendizagem na seara do ensino de ciências empírico-formais também conhecidas como ciências da natureza.