O presente artigo trata sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior, relatando como a mesma ocorre no curso de licenciatura em Educação Física, objetivando analisar esse processo considerando as concepções dos docentes e discentes do curso. A pesquisa contou com a participação de 22 voluntários, sendo 17 discentes e 5 docentes do curso em questão, que aceitaram participar de uma entrevista, na qual continha perguntas específicas para cada um desses grupos e que estavam diretamente ligadas com o objeto central da pesquisa. Dessa forma, verificou-se que o processo de avaliação da aprendizagem é compreendido, em sua maioria, por ambos os grupos, um mecanismo eficaz de resultado final. Por outro lado, houve aqueles que destacaram a avaliação como um processo contínuo para uma aprendizagem significativa. Portanto, os resultados da pesquisa revelam que há uma necessidade de reflexão mais profunda sobre o real significado de avaliar a aprendizagem no ensino superior, tendo em vista que neste ambiente formam-se futuros professores que ingressarão no ensino básico transmitindo parte do conhecimento construído na universidade.