O artigo enfatiza as contribuições do espaço não formal para o ensino de ciências dos alunos visitantes do Parque Municipal do Mindu, situado na cidade de Manaus-AM. Onde procuramos observar como se dá o processo das aulas em um espaço natural, desde o reconhecimento do espaço explorando suas dependências até as contribuições da visita para o processo ensino aprendizagem dos 21 alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira. Traçamos um percurso metodológico caracterizado por uma abordagem qualitativa, construídos a partir das técnicas de observações dos alunos e sua professora em conversas informais, possibilitando avaliar a visita e destacar que quando são planejadas e previamente pensadas para ensinar ciências agregando dos recursos disponíveis naquele espaço contribuindo para maior aprendizagem. Esperamos que a proposta apresentada da importância de explorar em busca do saber associando a escola ao parque, entusiasmem os professores do ensino fundamental I e II para que utilizem mais dessas aulas nos espaços não formais no seu planejamento, a fim de motivar e melhorar a qualidade ensino.