Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17638
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 584
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "O presente trabalho procurou evidenciar as contribuições das práticas pedagógicas dos professores que atuam na educação infantil para a formação do futuro profissional, através de observações e a participação dos estagiários por meio da disciplina do estágio supervisionado I, dentro das salas de aula, enfatizando aspectos relevantes dessa experiência para formação de professores, tendo como questão preliminar estabelecer como os professores da Educação infantil podem contribuir para melhorar o desempenho de futuros professores através das suas experiências e prática em sala de aula. Para compreendermos a dinâmica da educação infantil houve levantamento bibliográfico, leitura   e análise de várias obras de diferentes autores para que contribuíram com o tema abordado. São eles: BIANCHI, (2005), BOOK, (2008), DEMO, (1994), KINNEY (2009), PIMENTA(2012), SCHMIDT,(2009) entre  outros. A mesma é de cunho qualitativo, por ser a mais apropriada para os estudos na área da educação, segundo TRIVINOS (2008, pag. 128).  Considera-se de grande importância a oportunidade de estagiar na educação infantil, que trouxe contribuições significativas para a formação de professores, pois os educadores em formação precisam estar conscientes e atentos para as inúmeras dificuldades e diversidades que vão encontrar e enfrentar em sala de aula, e com isso saber agir incluindo todos os agentes envolvidos nesse processo. Conhecer o ambiente escolar é um ponto chave para preparar futuros professores para o exercício da docência, e com esta pesquisa pretende-se mostrar através da visão dos acadêmicos como é o dia-a-dia de muitos professores, suas principais dificuldades, e como eles com o conhecimento e habilidades que possuem conseguem lhe dar com a sala de aula, e oferecer um ensino de qualidade baseados no cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID584_22102015203548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE FELIPE DE SOUZA BARATA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE FELIPE"
    "autor_email" => "alexandre8874@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEA/CESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17638
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 584
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "O presente trabalho procurou evidenciar as contribuições das práticas pedagógicas dos professores que atuam na educação infantil para a formação do futuro profissional, através de observações e a participação dos estagiários por meio da disciplina do estágio supervisionado I, dentro das salas de aula, enfatizando aspectos relevantes dessa experiência para formação de professores, tendo como questão preliminar estabelecer como os professores da Educação infantil podem contribuir para melhorar o desempenho de futuros professores através das suas experiências e prática em sala de aula. Para compreendermos a dinâmica da educação infantil houve levantamento bibliográfico, leitura   e análise de várias obras de diferentes autores para que contribuíram com o tema abordado. São eles: BIANCHI, (2005), BOOK, (2008), DEMO, (1994), KINNEY (2009), PIMENTA(2012), SCHMIDT,(2009) entre  outros. A mesma é de cunho qualitativo, por ser a mais apropriada para os estudos na área da educação, segundo TRIVINOS (2008, pag. 128).  Considera-se de grande importância a oportunidade de estagiar na educação infantil, que trouxe contribuições significativas para a formação de professores, pois os educadores em formação precisam estar conscientes e atentos para as inúmeras dificuldades e diversidades que vão encontrar e enfrentar em sala de aula, e com isso saber agir incluindo todos os agentes envolvidos nesse processo. Conhecer o ambiente escolar é um ponto chave para preparar futuros professores para o exercício da docência, e com esta pesquisa pretende-se mostrar através da visão dos acadêmicos como é o dia-a-dia de muitos professores, suas principais dificuldades, e como eles com o conhecimento e habilidades que possuem conseguem lhe dar com a sala de aula, e oferecer um ensino de qualidade baseados no cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID584_22102015203548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE FELIPE DE SOUZA BARATA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE FELIPE"
    "autor_email" => "alexandre8874@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEA/CESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente trabalho procurou evidenciar as contribuições das práticas pedagógicas dos professores que atuam na educação infantil para a formação do futuro profissional, através de observações e a participação dos estagiários por meio da disciplina do estágio supervisionado I, dentro das salas de aula, enfatizando aspectos relevantes dessa experiência para formação de professores, tendo como questão preliminar estabelecer como os professores da Educação infantil podem contribuir para melhorar o desempenho de futuros professores através das suas experiências e prática em sala de aula. Para compreendermos a dinâmica da educação infantil houve levantamento bibliográfico, leitura e análise de várias obras de diferentes autores para que contribuíram com o tema abordado. São eles: BIANCHI, (2005), BOOK, (2008), DEMO, (1994), KINNEY (2009), PIMENTA(2012), SCHMIDT,(2009) entre outros. A mesma é de cunho qualitativo, por ser a mais apropriada para os estudos na área da educação, segundo TRIVINOS (2008, pag. 128). Considera-se de grande importância a oportunidade de estagiar na educação infantil, que trouxe contribuições significativas para a formação de professores, pois os educadores em formação precisam estar conscientes e atentos para as inúmeras dificuldades e diversidades que vão encontrar e enfrentar em sala de aula, e com isso saber agir incluindo todos os agentes envolvidos nesse processo. Conhecer o ambiente escolar é um ponto chave para preparar futuros professores para o exercício da docência, e com esta pesquisa pretende-se mostrar através da visão dos acadêmicos como é o dia-a-dia de muitos professores, suas principais dificuldades, e como eles com o conhecimento e habilidades que possuem conseguem lhe dar com a sala de aula, e oferecer um ensino de qualidade baseados no cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.