A presente artigo, tem por principal finalidade, trazer à nossa contemporaneidade a reconstrução histórica sobre origem do atendimento a criança de 0 a 5 anos no município de Parintins, levantando discussões acerca de fatos relevantes que contribuíram para as primeiras iniciativas desses atendimentos em pré-escolas e nomeando seus principais precursores em nossa cidade. Retratamos inicialmente em um breve histórico desses atendimentos no Brasil e posteriormente sua implementação na realidade local, discutindo e retratando a história da Educação Infantil em nosso município a partir de duas instituições educacionais cujos registros oficiais mostram serem as primeiras pré-escolas. Em decorrência disso selecionamos o “Jardim de Infância Gurilândia” e o “Jardim de Infância Palmares”. Nesse percurso fez-se necessário estabelecermos parcerias com os sujeitos/agentes dessa história que nos favoreceram com seus relatos, afim de que, pudéssemos relatar o passado com vistas na compreensão do contexto atual, sobretudo para pensar novas perspectivas para esta etapa de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aportes da fenomenologia o que nos proporcionou perceber e descrever os fenômenos investigados, considerando a perspectiva de nossos informantes. Tomamos ainda contribuições da história oral e documentada, o que possibilitou a reconstrução deste percurso trilhado pela educação Infantil em nossa cidade.