Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PLANEJAMENTO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA DOCÊNCIA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM.

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO ESCOLAR, DOCÊNCIA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Política, Planejamento e Gestão Educacional
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17671
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA DOCÊNCIA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM."
    "resumo" => "O presente trabalho com o título Planejamento Escolar: uma reflexão crítica a partir da concepção da docência e coordenação pedagógica de uma escola pública do município de Parintins/AM tem como objetivo conhecer o processo de desenvolvimento do planejamento no contexto escolar, dando ênfase aos discursos dos docentes e da coordenação pedagógica sujeitos desta pesquisa sobre a sua importância na execução das atividades educacionais em uma Escola Pública de âmbito Estadual de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental no Município de Parintins. Buscando fazer uma analogia acerca da funcionalidade e fator primordial na organização didática, diante dos fatores existentes na realidade escolar, estando elaborado e aplicado pelo corpo docente da instituição de ensino, designando desta forma tarefas, com objetivos comuns comprometidos com a formação dos educandos. Desse modo encontra-se planejado coletivamente com o corpo docente (gestão, coordenação, professores, e alunos), o ato de planejar tem como papel principal para o contexto educacional, orientar o profissional a sincronizar meios para que sua prática docente ocorra de forma positiva e coerente em torno das linhas de pensamentos, organizando suas ações, com intuito de alcançar os objetivos almejados, atendendo as especificidades dos educandos e da comunidade escolar. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na sustentação teórica dos autores que discutem o termo planejamento na esfera educacional. Como natureza da pesquisa utilizou-se a qualitativa, pois, leva em consideração o estudo dos seres humanos sociais, no intuito de relatar como se encontra estruturado o planejamento no contexto escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os profissionais do ensino (coordenadora pedagógica e professores). Com a investigação pode-se observar as diversas experiências na prática docente, compreendendo a sua relevância para o processo de ensino aprendizagem. Podendo compreender com o estudo feito com os sujeitos investigados, que não priorizam somente a aplicação do planejamento, mas também seu processo de desenvolvimento para com que seu uso favoreça a prática docente nas diversas situações encontradas diante desta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR, DOCÊNCIA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID373_10102015093556.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMULO IGOR"
    "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17671
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA DOCÊNCIA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM."
    "resumo" => "O presente trabalho com o título Planejamento Escolar: uma reflexão crítica a partir da concepção da docência e coordenação pedagógica de uma escola pública do município de Parintins/AM tem como objetivo conhecer o processo de desenvolvimento do planejamento no contexto escolar, dando ênfase aos discursos dos docentes e da coordenação pedagógica sujeitos desta pesquisa sobre a sua importância na execução das atividades educacionais em uma Escola Pública de âmbito Estadual de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental no Município de Parintins. Buscando fazer uma analogia acerca da funcionalidade e fator primordial na organização didática, diante dos fatores existentes na realidade escolar, estando elaborado e aplicado pelo corpo docente da instituição de ensino, designando desta forma tarefas, com objetivos comuns comprometidos com a formação dos educandos. Desse modo encontra-se planejado coletivamente com o corpo docente (gestão, coordenação, professores, e alunos), o ato de planejar tem como papel principal para o contexto educacional, orientar o profissional a sincronizar meios para que sua prática docente ocorra de forma positiva e coerente em torno das linhas de pensamentos, organizando suas ações, com intuito de alcançar os objetivos almejados, atendendo as especificidades dos educandos e da comunidade escolar. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na sustentação teórica dos autores que discutem o termo planejamento na esfera educacional. Como natureza da pesquisa utilizou-se a qualitativa, pois, leva em consideração o estudo dos seres humanos sociais, no intuito de relatar como se encontra estruturado o planejamento no contexto escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os profissionais do ensino (coordenadora pedagógica e professores). Com a investigação pode-se observar as diversas experiências na prática docente, compreendendo a sua relevância para o processo de ensino aprendizagem. Podendo compreender com o estudo feito com os sujeitos investigados, que não priorizam somente a aplicação do planejamento, mas também seu processo de desenvolvimento para com que seu uso favoreça a prática docente nas diversas situações encontradas diante desta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR, DOCÊNCIA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID373_10102015093556.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMULO IGOR"
    "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente trabalho com o título Planejamento Escolar: uma reflexão crítica a partir da concepção da docência e coordenação pedagógica de uma escola pública do município de Parintins/AM tem como objetivo conhecer o processo de desenvolvimento do planejamento no contexto escolar, dando ênfase aos discursos dos docentes e da coordenação pedagógica sujeitos desta pesquisa sobre a sua importância na execução das atividades educacionais em uma Escola Pública de âmbito Estadual de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental no Município de Parintins. Buscando fazer uma analogia acerca da funcionalidade e fator primordial na organização didática, diante dos fatores existentes na realidade escolar, estando elaborado e aplicado pelo corpo docente da instituição de ensino, designando desta forma tarefas, com objetivos comuns comprometidos com a formação dos educandos. Desse modo encontra-se planejado coletivamente com o corpo docente (gestão, coordenação, professores, e alunos), o ato de planejar tem como papel principal para o contexto educacional, orientar o profissional a sincronizar meios para que sua prática docente ocorra de forma positiva e coerente em torno das linhas de pensamentos, organizando suas ações, com intuito de alcançar os objetivos almejados, atendendo as especificidades dos educandos e da comunidade escolar. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na sustentação teórica dos autores que discutem o termo planejamento na esfera educacional. Como natureza da pesquisa utilizou-se a qualitativa, pois, leva em consideração o estudo dos seres humanos sociais, no intuito de relatar como se encontra estruturado o planejamento no contexto escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os profissionais do ensino (coordenadora pedagógica e professores). Com a investigação pode-se observar as diversas experiências na prática docente, compreendendo a sua relevância para o processo de ensino aprendizagem. Podendo compreender com o estudo feito com os sujeitos investigados, que não priorizam somente a aplicação do planejamento, mas também seu processo de desenvolvimento para com que seu uso favoreça a prática docente nas diversas situações encontradas diante desta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.