Este relato tem por objetivo compreender como acontece o atendimento a criança em uma escola no Município de Parintins por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como método de abordagem utilizamos o tipo etnográfico que nos permitiu a inserção no local da pesquisa por período prolongado, onde realizamos entrevistas com a gestora, professora e aluno, sendo também realizado uma roda de conversa com as mães das crianças. Para isso nos fundamentamos em autores como: Kramer (2003); Valente (2002); Carvalho (2010) e André (2012). Percebemos que a Escola Municipal, juntamente com os profissionais que dela fazem parte, desenvolve um trabalho significativo com as crianças através de atividades lúdicas, danças e ações sociais. Conclui-se que o trabalho realizado no ambiente escolar é de suma importância para o desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças, principalmente quando a família e a escola trabalham em parcerias para a construção de uma educação de qualidade.