A presente pesquisa teve como objetivo esclarecer e divulgar as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento cognitivo em um Centro de Educação Infantil - CEI da rede municipal na zona periférica de Parintins no baixo Amazonas. Para o desenvolvimento metodológico proposto assumiu-se no primeiro momento a pesquisa é bibliográfica, realizando um levantamento dos temas e tipos de abordagens já trabalhados por outros estudiosos, o tipo de pesquisa foi de cunho qualitativo por ser desenvolvido em uma escola na qual a música se faz presente diariamente nas atividades, fazendo assim necessário se ter esse tipo de pesquisa e por fim uma pesquisa de campo que foi desenvolvida no ambiente natural com o objetivo de acompanhar a realidade do meio e seus aspectos sociais, culturais e econômicos que influenciam no processo de aprendizagem, e por fim os dados coletados durante o desenvolvimento da pesquisa de campo foram sistematizados e analisados para a construção dos Resultados e Discussão, observando que esta pesquisa respeitou os valores éticos dos pesquisados tendo o cuidado de não revelar informações que possam denegrir a imagem de ninguém, respeitando todos os limites dos sujeitos envolvidos na pesquisa, apresentando uma postura profissional com relação à coleta de dados.