Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS, FOTOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROJETOS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15623
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1380
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL"
    "resumo" => "RESUMO: o trabalho intitulado Comunicação, cultura digital e usos de mídias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar digital surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunicação, cultura digital e uso de mídias que é uma área inserida no currículo das escolas de Ensino Médio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnológico que visa aproximar os alunos das tecnologias e mídias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necessário a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas que aproximem os alunos da tecnologia da informação e comunicação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da utilização da fotografia como ferramenta pedagógica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar digital com alunos da rede pública de uma escola de Ensino Médio Inovador, oportunizando a reflexão dessa ferramenta e seu uso didático pedagógico. A metodologia consistiu na realização de aulas teóricas, e no laboratório de informática, estudo sobre a história da cidade, seleção dos locais a serem fotografados, análise e seleção das fotografias e a exposição cultural fotográfica. A mídia visual fotográfica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes visões. A atividade pedagógica instigou o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS, FOTOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROJETOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID2054_05092015163755.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANNY KELLY DE OLIVEIRA CIDELINO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANNY CIDELIN"
    "autor_email" => "tacidelino@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15623
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1380
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL"
    "resumo" => "RESUMO: o trabalho intitulado Comunicação, cultura digital e usos de mídias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar digital surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunicação, cultura digital e uso de mídias que é uma área inserida no currículo das escolas de Ensino Médio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnológico que visa aproximar os alunos das tecnologias e mídias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necessário a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas que aproximem os alunos da tecnologia da informação e comunicação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da utilização da fotografia como ferramenta pedagógica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar digital com alunos da rede pública de uma escola de Ensino Médio Inovador, oportunizando a reflexão dessa ferramenta e seu uso didático pedagógico. A metodologia consistiu na realização de aulas teóricas, e no laboratório de informática, estudo sobre a história da cidade, seleção dos locais a serem fotografados, análise e seleção das fotografias e a exposição cultural fotográfica. A mídia visual fotográfica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes visões. A atividade pedagógica instigou o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS, FOTOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROJETOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID2054_05092015163755.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANNY KELLY DE OLIVEIRA CIDELINO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANNY CIDELIN"
    "autor_email" => "tacidelino@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO: o trabalho intitulado Comunicação, cultura digital e usos de mídias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar digital surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunicação, cultura digital e uso de mídias que é uma área inserida no currículo das escolas de Ensino Médio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnológico que visa aproximar os alunos das tecnologias e mídias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necessário a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas que aproximem os alunos da tecnologia da informação e comunicação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da utilização da fotografia como ferramenta pedagógica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar digital com alunos da rede pública de uma escola de Ensino Médio Inovador, oportunizando a reflexão dessa ferramenta e seu uso didático pedagógico. A metodologia consistiu na realização de aulas teóricas, e no laboratório de informática, estudo sobre a história da cidade, seleção dos locais a serem fotografados, análise e seleção das fotografias e a exposição cultural fotográfica. A mídia visual fotográfica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes visões. A atividade pedagógica instigou o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.