Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 94
COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS, FOTOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROJETOS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização

Resumo

RESUMO: o trabalho intitulado Comunicação, cultura digital e usos de mídias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar digital surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunicação, cultura digital e uso de mídias que é uma área inserida no currículo das escolas de Ensino Médio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnológico que visa aproximar os alunos das tecnologias e mídias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necessário a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas que aproximem os alunos da tecnologia da informação e comunicação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da utilização da fotografia como ferramenta pedagógica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar digital com alunos da rede pública de uma escola de Ensino Médio Inovador, oportunizando a reflexão dessa ferramenta e seu uso didático pedagógico. A metodologia consistiu na realização de aulas teóricas, e no laboratório de informática, estudo sobre a história da cidade, seleção dos locais a serem fotografados, análise e seleção das fotografias e a exposição cultural fotográfica. A mídia visual fotográfica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes visões. A atividade pedagógica instigou o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.