COORDENADAS CARTESIANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1317 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 259 "titulo" => "COORDENADAS CARTESIANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O professor é o principal contribuinte na percepção e no desenvolvimento das habilidades do discente. E para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que o mesmo perceba a relação entre o que aprende e a sua vida (JOSÉ, et al, 1999). Logo, utilizar uma maneira dinâmica de apresentar o conteúdo ao aluno instigando-o a querer aprendê-lo é mostrando-lhe qual é a utilidade de tal aprendizado, além de fazer uso de diversas estratégias que facilitem a sua aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma proposta pedagógica para o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, com o intuito de facilitar e demonstrar como atividades simples podem gerar resultados tão promissores, utilizando uma metodologia de fácil aplicação e custo-benefício acessível. Pois se utilizará: introdução dinâmica do conteúdo (com uma caça ao tesouro, montada de acordo com a sua sala de aula e alunos); Mostrando a importância do aprendizado de tal conteúdo (apresentação das Coordenadas Geográficas); Construindo uma ponte entre o passado e o presente, fazendo uso de artifícios propostos pela história da matemática (Um pouco de história... René Descartes); explicação do conteúdo (Coordenadas Cartesianas); Exercícios de verificação da aprendizagem (para a prática dos novos conceitos apresentados); Utilização de jogos no ensino, que podem ser efetuados como oficinas extraescolares (xadrez, dama, combate, konane, coordenadas, corrida maluca) e Avaliação da aprendizagem (modelo de como avaliar o processo de ensino-aprendizagem). Lembrando-se de contextualizar, sempre que possível, para mostrar a necessidade do aprendizado deste conteúdo e introduzir a questão da multidisciplinaridade na sala de aula, possibilitando, desta forma, ao processo de ensino-aprendizagem um sucesso infalível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "COORDENADAS CARTESIANAS, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA MACIEL SOBRAL" "autor_nome_curto" => "PÂMELA SOBRAL" "autor_email" => "pamela.nett@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1317 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 259 "titulo" => "COORDENADAS CARTESIANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O professor é o principal contribuinte na percepção e no desenvolvimento das habilidades do discente. E para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que o mesmo perceba a relação entre o que aprende e a sua vida (JOSÉ, et al, 1999). Logo, utilizar uma maneira dinâmica de apresentar o conteúdo ao aluno instigando-o a querer aprendê-lo é mostrando-lhe qual é a utilidade de tal aprendizado, além de fazer uso de diversas estratégias que facilitem a sua aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma proposta pedagógica para o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, com o intuito de facilitar e demonstrar como atividades simples podem gerar resultados tão promissores, utilizando uma metodologia de fácil aplicação e custo-benefício acessível. Pois se utilizará: introdução dinâmica do conteúdo (com uma caça ao tesouro, montada de acordo com a sua sala de aula e alunos); Mostrando a importância do aprendizado de tal conteúdo (apresentação das Coordenadas Geográficas); Construindo uma ponte entre o passado e o presente, fazendo uso de artifícios propostos pela história da matemática (Um pouco de história... René Descartes); explicação do conteúdo (Coordenadas Cartesianas); Exercícios de verificação da aprendizagem (para a prática dos novos conceitos apresentados); Utilização de jogos no ensino, que podem ser efetuados como oficinas extraescolares (xadrez, dama, combate, konane, coordenadas, corrida maluca) e Avaliação da aprendizagem (modelo de como avaliar o processo de ensino-aprendizagem). Lembrando-se de contextualizar, sempre que possível, para mostrar a necessidade do aprendizado deste conteúdo e introduzir a questão da multidisciplinaridade na sala de aula, possibilitando, desta forma, ao processo de ensino-aprendizagem um sucesso infalível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "COORDENADAS CARTESIANAS, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA MACIEL SOBRAL" "autor_nome_curto" => "PÂMELA SOBRAL" "autor_email" => "pamela.nett@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }