Este relato de experiência é resultado de uma pesquisa realizada numa escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Itatuba no Estado da Paraíba, numa turma do 1º ano do Ensino Médio. O objetivo foi desenvolver investigações matemáticas em algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras que utilizam material concreto para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico-dedutivo de cada aluno e a reflexão sobre as aplicações deste teorema. Além disso, buscamos também oferecer um ambiente de aprendizagem com compreensão no qual os alunos proponham, explorem e investiguem demonstrações do Teorema de Pitágoras que utilizam material concreto; descrever como as investigações de algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras, utilizando material concreto, contribuem para aprendizagem dos alunos; identificar quais as modificações que acontecem na relação professor/aluno com o uso das investigações matemáticas; propor uma reflexão acerca da relevância deste teorema no que se refere às suas aplicações. Utilizamos o Painel Integrado no trabalho em grupos.