Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

INTER-RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEATRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA PEÇA TEATRAL

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TEATRO, ENSINO- APRENDIZAGEM Pôster (PO) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1294
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 749
    "titulo" => "INTER-RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEATRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA PEÇA TEATRAL"
    "resumo" => "Neste pôster nos remeteremos a nossa pesquisa de mestrado, em andamento, intitulada, “História da Matemática e Teatro: uma proposta de ensino-aprendizagem por meio de uma peça teatral”. Fazemos parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Nossa pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática, que utilizará o Teatro e a História da Matemática como um recurso pedagógico, sendo feita uma narrativa que terá como produto um roteiro para uma peça teatral que fará um estudo biográfico da vida de Tales, assim como o estudo e a discussão por meio de uma abordagem histórica dos conteúdos razão e proporção, semelhança de triângulos, retas paralelas e retas transversais e o teorema de Tales tendo como objetivos específicos (1) apresentar e divulgar ao professor de Matemática das turmas do Ensino Fundamental, a metodologia de ensino, utilizando o teatro e a História da Matemática para trabalhar os conteúdos matemáticos razão e proporção, semelhança de triângulos, retas paralelas, retas transversais e o teorema de Tales; (2) recomendar o uso dessa metodologia como forma de instigar os estudantes e professores; (3) contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental sendo feita uma narrativa que terá como produto educacional um roteiro para uma peça teatral. Os instrumentos de coleta utilizados durante a realização da pesquisa serão: (1) questionário aplicado aos estudantes participantes da peça teatral e (2) observação participante. Pelo exposto, entendemos que nosso estudo analisará e apresentará as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e do Teatro no ensino da Matemática e como esses podem contribuir para um ensino-aprendizado que motive o estudante para a construção do seu conhecimento junto ao professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TEATRO, ENSINO- APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDILANDE BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDILANDE"
    "autor_email" => "edilandebraz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1294
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 749
    "titulo" => "INTER-RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEATRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA PEÇA TEATRAL"
    "resumo" => "Neste pôster nos remeteremos a nossa pesquisa de mestrado, em andamento, intitulada, “História da Matemática e Teatro: uma proposta de ensino-aprendizagem por meio de uma peça teatral”. Fazemos parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Nossa pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática, que utilizará o Teatro e a História da Matemática como um recurso pedagógico, sendo feita uma narrativa que terá como produto um roteiro para uma peça teatral que fará um estudo biográfico da vida de Tales, assim como o estudo e a discussão por meio de uma abordagem histórica dos conteúdos razão e proporção, semelhança de triângulos, retas paralelas e retas transversais e o teorema de Tales tendo como objetivos específicos (1) apresentar e divulgar ao professor de Matemática das turmas do Ensino Fundamental, a metodologia de ensino, utilizando o teatro e a História da Matemática para trabalhar os conteúdos matemáticos razão e proporção, semelhança de triângulos, retas paralelas, retas transversais e o teorema de Tales; (2) recomendar o uso dessa metodologia como forma de instigar os estudantes e professores; (3) contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental sendo feita uma narrativa que terá como produto educacional um roteiro para uma peça teatral. Os instrumentos de coleta utilizados durante a realização da pesquisa serão: (1) questionário aplicado aos estudantes participantes da peça teatral e (2) observação participante. Pelo exposto, entendemos que nosso estudo analisará e apresentará as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e do Teatro no ensino da Matemática e como esses podem contribuir para um ensino-aprendizado que motive o estudante para a construção do seu conhecimento junto ao professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TEATRO, ENSINO- APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDILANDE BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDILANDE"
    "autor_email" => "edilandebraz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Neste pôster nos remeteremos a nossa pesquisa de mestrado, em andamento, intitulada, “História da Matemática e Teatro: uma proposta de ensino-aprendizagem por meio de uma peça teatral”. Fazemos parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Nossa pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática, que utilizará o Teatro e a História da Matemática como um recurso pedagógico, sendo feita uma narrativa que terá como produto um roteiro para uma peça teatral que fará um estudo biográfico da vida de Tales, assim como o estudo e a discussão por meio de uma abordagem histórica dos conteúdos razão e proporção, semelhança de triângulos, retas paralelas e retas transversais e o teorema de Tales tendo como objetivos específicos (1) apresentar e divulgar ao professor de Matemática das turmas do Ensino Fundamental, a metodologia de ensino, utilizando o teatro e a História da Matemática para trabalhar os conteúdos matemáticos razão e proporção, semelhança de triângulos, retas paralelas, retas transversais e o teorema de Tales; (2) recomendar o uso dessa metodologia como forma de instigar os estudantes e professores; (3) contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental sendo feita uma narrativa que terá como produto educacional um roteiro para uma peça teatral. Os instrumentos de coleta utilizados durante a realização da pesquisa serão: (1) questionário aplicado aos estudantes participantes da peça teatral e (2) observação participante. Pelo exposto, entendemos que nosso estudo analisará e apresentará as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e do Teatro no ensino da Matemática e como esses podem contribuir para um ensino-aprendizado que motive o estudante para a construção do seu conhecimento junto ao professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.