Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A CONSTRUÇÃO DO ÁBACO ARTESANAL

Palavra-chaves: ÁBACO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECICLAGEM. Pôster (PO) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1156
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 323
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO ÁBACO ARTESANAL"
    "resumo" => "O trabalho proposto tem a finalidade de mostrar para os alunos e docentes de licenciaturas em matemática a maneira simples e prática de construir recursos didáticos, através de materiais reciclados, adquiridos com os próprios alunos sem custo adicional.Realizamos essa experiência nas aulas de matemática dos 6º anos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Maciel Monteiro, localizada no município de Nazaré da Mata – PE. Inicialmente verificamos o conhecimento prévio dos alunos em relação aos conteúdos de valor posicional de um número e as quatro operações, no qual percebemos várias lacunas conceituais dos alunos em relação aos conteúdos verificados. Dessa forma, surgiu essa proposta de trabalhar com o ábaco de forma que os alunos compreendessem melhor os conteúdos propostos. Os resultados indicaram que as atividades com o ábaco fez com que os alunos descobrissem a necessidade de concretizarem a criação de seu próprio recurso em equipes e saberem o motivo de cada peça e detalhe do objeto estudado no momento da construção. Assim, percebemos que podemos realizar atividades e construções de recursos com materiais reciclados para despertar a curiosidade e motivação dos alunos no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "ÁBACO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECICLAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_323.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON SILVA GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "GUSMÃO"
    "autor_email" => "andergusmao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1156
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 323
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO ÁBACO ARTESANAL"
    "resumo" => "O trabalho proposto tem a finalidade de mostrar para os alunos e docentes de licenciaturas em matemática a maneira simples e prática de construir recursos didáticos, através de materiais reciclados, adquiridos com os próprios alunos sem custo adicional.Realizamos essa experiência nas aulas de matemática dos 6º anos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Maciel Monteiro, localizada no município de Nazaré da Mata – PE. Inicialmente verificamos o conhecimento prévio dos alunos em relação aos conteúdos de valor posicional de um número e as quatro operações, no qual percebemos várias lacunas conceituais dos alunos em relação aos conteúdos verificados. Dessa forma, surgiu essa proposta de trabalhar com o ábaco de forma que os alunos compreendessem melhor os conteúdos propostos. Os resultados indicaram que as atividades com o ábaco fez com que os alunos descobrissem a necessidade de concretizarem a criação de seu próprio recurso em equipes e saberem o motivo de cada peça e detalhe do objeto estudado no momento da construção. Assim, percebemos que podemos realizar atividades e construções de recursos com materiais reciclados para despertar a curiosidade e motivação dos alunos no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "ÁBACO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECICLAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_323.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON SILVA GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "GUSMÃO"
    "autor_email" => "andergusmao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O trabalho proposto tem a finalidade de mostrar para os alunos e docentes de licenciaturas em matemática a maneira simples e prática de construir recursos didáticos, através de materiais reciclados, adquiridos com os próprios alunos sem custo adicional.Realizamos essa experiência nas aulas de matemática dos 6º anos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Maciel Monteiro, localizada no município de Nazaré da Mata – PE. Inicialmente verificamos o conhecimento prévio dos alunos em relação aos conteúdos de valor posicional de um número e as quatro operações, no qual percebemos várias lacunas conceituais dos alunos em relação aos conteúdos verificados. Dessa forma, surgiu essa proposta de trabalhar com o ábaco de forma que os alunos compreendessem melhor os conteúdos propostos. Os resultados indicaram que as atividades com o ábaco fez com que os alunos descobrissem a necessidade de concretizarem a criação de seu próprio recurso em equipes e saberem o motivo de cada peça e detalhe do objeto estudado no momento da construção. Assim, percebemos que podemos realizar atividades e construções de recursos com materiais reciclados para despertar a curiosidade e motivação dos alunos no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.