Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA COM O USO DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS

Palavra-chaves: MATERIAIS CONCRETOS, JOGOS, REFORÇO ESCOLAR Relato de Experiência (RE) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1299
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 633
    "titulo" => "O REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA COM O USO DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS"
    "resumo" => "Este relato discute algumas propostas didáticas de um projeto em andamento desenvolvido por duas professoras de Matemática da Educação Básica para as aulas de reforço escolar, objetivando melhorar o rendimento escolar dos alunos através de uma intervenção com jogos e materiais concretos. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 41 alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, de Queimadas - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se  em consideração um cronograma constituído de cinco etapas. Explanaremos alguns materiais e atividades que foram preparados e aplicados nas etapas (2) e (3) sendo eles: o ábaco, o material dourado, o bingo matemático e o dominó das operações. Como resultados iniciais, os alunos participantes das aulas de reforço escolar apresentaram uma melhora significativa, constatado ao comparar as médias obtidas no primeiro e segundo bimestres. Desta forma, acreditamos que sempre serão válidas propostas que visem à utilização de recursos didáticos a fim de melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS CONCRETOS, JOGOS, REFORÇO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_633.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA POLIANA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA POLIANA"
    "autor_email" => "polianamatematica@bol.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1299
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 633
    "titulo" => "O REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA COM O USO DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS"
    "resumo" => "Este relato discute algumas propostas didáticas de um projeto em andamento desenvolvido por duas professoras de Matemática da Educação Básica para as aulas de reforço escolar, objetivando melhorar o rendimento escolar dos alunos através de uma intervenção com jogos e materiais concretos. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 41 alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, de Queimadas - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se  em consideração um cronograma constituído de cinco etapas. Explanaremos alguns materiais e atividades que foram preparados e aplicados nas etapas (2) e (3) sendo eles: o ábaco, o material dourado, o bingo matemático e o dominó das operações. Como resultados iniciais, os alunos participantes das aulas de reforço escolar apresentaram uma melhora significativa, constatado ao comparar as médias obtidas no primeiro e segundo bimestres. Desta forma, acreditamos que sempre serão válidas propostas que visem à utilização de recursos didáticos a fim de melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS CONCRETOS, JOGOS, REFORÇO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_633.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA POLIANA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA POLIANA"
    "autor_email" => "polianamatematica@bol.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este relato discute algumas propostas didáticas de um projeto em andamento desenvolvido por duas professoras de Matemática da Educação Básica para as aulas de reforço escolar, objetivando melhorar o rendimento escolar dos alunos através de uma intervenção com jogos e materiais concretos. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 41 alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, de Queimadas - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se em consideração um cronograma constituído de cinco etapas. Explanaremos alguns materiais e atividades que foram preparados e aplicados nas etapas (2) e (3) sendo eles: o ábaco, o material dourado, o bingo matemático e o dominó das operações. Como resultados iniciais, os alunos participantes das aulas de reforço escolar apresentaram uma melhora significativa, constatado ao comparar as médias obtidas no primeiro e segundo bimestres. Desta forma, acreditamos que sempre serão válidas propostas que visem à utilização de recursos didáticos a fim de melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.