Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA METODOLOGIA, PRINCÍPIOS NA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO.

Palavra-chaves: : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, METODOLOGIA, ENSINO DA MATEMÁTICA Pôster (PO) 11 - Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1281
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 617
    "titulo" => "UMA METODOLOGIA, PRINCÍPIOS NA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO."
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentação á metodologia utilizada no campo da matemática do programa de extensão escola Zé Peão e suas aplicabilidades em salas-canteiros. Programa que há 20 anos vem intervindo com parceira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de João Pessoa – PB (SINTRICOM). Com intuito de promoção á escolarização dos operários, proposta feita em seu próprio local de trabalho alunos-operários, com predominância de origem rural, de sexo masculino, com pouca qualificação e baixo nível de escolarização.  As salas em canteiros de obra como espaço educativo trazem através de atividades de apoio e metodologias pedagógicas, a integração ás possibilidades de uma contribuição matemática para uma educação fundamental no contexto da EJA. É dentro deste contexto que o objeto de trabalho através do planejado em elementos temáticos que apropria/norteia a prática do ensino de matemática, conduzido através da temática trabalhar propostas com as questões problemas. Entendendo que o alunado já familiarizado com o contexto matemático, em que a apropriação sistematizada concilia com sua vida profissional, ações rotineiras dos canteiros de obras como através dos cálculos de medida, de peso e de volume, etc. Tal proposta metodológica, permite o intensivo exercício da interdisciplinaridade, ampliação do universo simbólico, vocabular, reconstrução da linguagem matemática implícita no cotidiano possibilitando aos educandos á ampliação e o aprofundamento de sua compreensão da realidade social, por meio da aquisição da linguagem, da matemática e dos conhecimentos gerais. Através de sua proposta pedagógica de alfabetização seja nos programas básicos APL- Alfabetização na primeira laje ou TST - Tijolo sobre tijolo, constitui princípios de contextualização; que se considera o contexto dos alunos para as elaborações das atividades, o principio da significação operativa; com objetivo para ‘o que se faz’ e ‘para que se faz’, possibilitando os cálculos e as sistematizações matemáticas algo aplicável e motivador que propiciando desta forma a reflexão, por ultimo o princípio da especificidade escolar que conduz a convenção ao ensino da lecto-escrita. Tratando assim que os princípios norteadores trazem aos alunos-operários contribuições relevantes perante o contexto que os cercam, os atravessam como em sua qualidade de vida e redução do índice de analfabetismo presentes nas indústrias das construções. Dentro deste projeto que educadores das graduações em licenciaturas da UFPB encontram através desta metodologia e de uma mediação matemática, uma prática de formação e informação na modalidade Educação de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "11 - Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => ": EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, METODOLOGIA, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO DIAS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS"
    "autor_email" => "marcelo.kanner@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1281
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 617
    "titulo" => "UMA METODOLOGIA, PRINCÍPIOS NA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO."
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentação á metodologia utilizada no campo da matemática do programa de extensão escola Zé Peão e suas aplicabilidades em salas-canteiros. Programa que há 20 anos vem intervindo com parceira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de João Pessoa – PB (SINTRICOM). Com intuito de promoção á escolarização dos operários, proposta feita em seu próprio local de trabalho alunos-operários, com predominância de origem rural, de sexo masculino, com pouca qualificação e baixo nível de escolarização.  As salas em canteiros de obra como espaço educativo trazem através de atividades de apoio e metodologias pedagógicas, a integração ás possibilidades de uma contribuição matemática para uma educação fundamental no contexto da EJA. É dentro deste contexto que o objeto de trabalho através do planejado em elementos temáticos que apropria/norteia a prática do ensino de matemática, conduzido através da temática trabalhar propostas com as questões problemas. Entendendo que o alunado já familiarizado com o contexto matemático, em que a apropriação sistematizada concilia com sua vida profissional, ações rotineiras dos canteiros de obras como através dos cálculos de medida, de peso e de volume, etc. Tal proposta metodológica, permite o intensivo exercício da interdisciplinaridade, ampliação do universo simbólico, vocabular, reconstrução da linguagem matemática implícita no cotidiano possibilitando aos educandos á ampliação e o aprofundamento de sua compreensão da realidade social, por meio da aquisição da linguagem, da matemática e dos conhecimentos gerais. Através de sua proposta pedagógica de alfabetização seja nos programas básicos APL- Alfabetização na primeira laje ou TST - Tijolo sobre tijolo, constitui princípios de contextualização; que se considera o contexto dos alunos para as elaborações das atividades, o principio da significação operativa; com objetivo para ‘o que se faz’ e ‘para que se faz’, possibilitando os cálculos e as sistematizações matemáticas algo aplicável e motivador que propiciando desta forma a reflexão, por ultimo o princípio da especificidade escolar que conduz a convenção ao ensino da lecto-escrita. Tratando assim que os princípios norteadores trazem aos alunos-operários contribuições relevantes perante o contexto que os cercam, os atravessam como em sua qualidade de vida e redução do índice de analfabetismo presentes nas indústrias das construções. Dentro deste projeto que educadores das graduações em licenciaturas da UFPB encontram através desta metodologia e de uma mediação matemática, uma prática de formação e informação na modalidade Educação de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "11 - Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => ": EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, METODOLOGIA, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO DIAS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS"
    "autor_email" => "marcelo.kanner@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentação á metodologia utilizada no campo da matemática do programa de extensão escola Zé Peão e suas aplicabilidades em salas-canteiros. Programa que há 20 anos vem intervindo com parceira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de João Pessoa – PB (SINTRICOM). Com intuito de promoção á escolarização dos operários, proposta feita em seu próprio local de trabalho alunos-operários, com predominância de origem rural, de sexo masculino, com pouca qualificação e baixo nível de escolarização. As salas em canteiros de obra como espaço educativo trazem através de atividades de apoio e metodologias pedagógicas, a integração ás possibilidades de uma contribuição matemática para uma educação fundamental no contexto da EJA. É dentro deste contexto que o objeto de trabalho através do planejado em elementos temáticos que apropria/norteia a prática do ensino de matemática, conduzido através da temática trabalhar propostas com as questões problemas. Entendendo que o alunado já familiarizado com o contexto matemático, em que a apropriação sistematizada concilia com sua vida profissional, ações rotineiras dos canteiros de obras como através dos cálculos de medida, de peso e de volume, etc. Tal proposta metodológica, permite o intensivo exercício da interdisciplinaridade, ampliação do universo simbólico, vocabular, reconstrução da linguagem matemática implícita no cotidiano possibilitando aos educandos á ampliação e o aprofundamento de sua compreensão da realidade social, por meio da aquisição da linguagem, da matemática e dos conhecimentos gerais. Através de sua proposta pedagógica de alfabetização seja nos programas básicos APL- Alfabetização na primeira laje ou TST - Tijolo sobre tijolo, constitui princípios de contextualização; que se considera o contexto dos alunos para as elaborações das atividades, o principio da significação operativa; com objetivo para ‘o que se faz’ e ‘para que se faz’, possibilitando os cálculos e as sistematizações matemáticas algo aplicável e motivador que propiciando desta forma a reflexão, por ultimo o princípio da especificidade escolar que conduz a convenção ao ensino da lecto-escrita. Tratando assim que os princípios norteadores trazem aos alunos-operários contribuições relevantes perante o contexto que os cercam, os atravessam como em sua qualidade de vida e redução do índice de analfabetismo presentes nas indústrias das construções. Dentro deste projeto que educadores das graduações em licenciaturas da UFPB encontram através desta metodologia e de uma mediação matemática, uma prática de formação e informação na modalidade Educação de jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.