Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Relato de Experiência (RE) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1351
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 476
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever uma experiência realizada com a Metodologia de Ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas (M.R.P.) com alunos da Disciplina de Prática de Ensino de Matemática III, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no segundo período de 2011 (2011.2), no turno da noite. Para o desenvolvimento do referido trabalho foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o professor Silvanio de Andrade sobre a referida temática e a leitura de alguns artigos que tratavam sobre a M.R.P. O trabalho foi desenvolvido em duas partes (aulas): na primeira foi abordado o que era a Metodologia de Ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas e foi apresentado o significado de alguns termos relativos ao trabalho com a referida metodologia; já a segunda destinou-se ao desenvolvimento de uma aula com base nessa metodologia de ensino, na qual foi trabalhada com situações-problema que desenvolviam o conceito do conteúdo Sistemas Lineares."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_476.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIÊGO DOS SANTOS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "TIÊGO"
    "autor_email" => "tyego-santos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1351
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 476
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever uma experiência realizada com a Metodologia de Ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas (M.R.P.) com alunos da Disciplina de Prática de Ensino de Matemática III, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no segundo período de 2011 (2011.2), no turno da noite. Para o desenvolvimento do referido trabalho foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o professor Silvanio de Andrade sobre a referida temática e a leitura de alguns artigos que tratavam sobre a M.R.P. O trabalho foi desenvolvido em duas partes (aulas): na primeira foi abordado o que era a Metodologia de Ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas e foi apresentado o significado de alguns termos relativos ao trabalho com a referida metodologia; já a segunda destinou-se ao desenvolvimento de uma aula com base nessa metodologia de ensino, na qual foi trabalhada com situações-problema que desenvolviam o conceito do conteúdo Sistemas Lineares."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_476.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIÊGO DOS SANTOS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "TIÊGO"
    "autor_email" => "tyego-santos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever uma experiência realizada com a Metodologia de Ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas (M.R.P.) com alunos da Disciplina de Prática de Ensino de Matemática III, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no segundo período de 2011 (2011.2), no turno da noite. Para o desenvolvimento do referido trabalho foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o professor Silvanio de Andrade sobre a referida temática e a leitura de alguns artigos que tratavam sobre a M.R.P. O trabalho foi desenvolvido em duas partes (aulas): na primeira foi abordado o que era a Metodologia de Ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas e foi apresentado o significado de alguns termos relativos ao trabalho com a referida metodologia; já a segunda destinou-se ao desenvolvimento de uma aula com base nessa metodologia de ensino, na qual foi trabalhada com situações-problema que desenvolviam o conceito do conteúdo Sistemas Lineares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.