Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

COMO ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPREENDEM E PRODUZEM PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS?

Palavra-chaves: PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO, ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO Comunicação Científica (CC) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1251
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "COMO ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPREENDEM E PRODUZEM PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS?"
    "resumo" => "No presente estudo propomos analisar como alunos do 2º ano do Ensino Fundamental compreendem e formulam problemas multiplicativos. Foi aplicado um teste de sondagem objetivando verificar os saberes multiplicativos que os alunos já têm antes da introdução formal a este conceito e, também, como elas produzem situações-problema de multiplicação.  Os resultados apontam que, embora os alunos não apresentem acertos totais, eles demonstram certa compreensão sobre produção de textos matemáticos, eles apresentaram poucos conhecimentos formais de multiplicação, o que era de se esperar, pois não trabalharam formalmente com esse conceito, mas mostram que os conhecimentos trabalhados, de alguma forma, interferem nas suas produções. Assim, se a produção de textos matemáticos, como a criação de situações-problema forem trabalhado com os alunos, eles poderão desenvolver interessantes produções."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO, ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENIR RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENIR"
    "autor_email" => "zenirrodrigues24@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1251
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "COMO ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPREENDEM E PRODUZEM PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS?"
    "resumo" => "No presente estudo propomos analisar como alunos do 2º ano do Ensino Fundamental compreendem e formulam problemas multiplicativos. Foi aplicado um teste de sondagem objetivando verificar os saberes multiplicativos que os alunos já têm antes da introdução formal a este conceito e, também, como elas produzem situações-problema de multiplicação.  Os resultados apontam que, embora os alunos não apresentem acertos totais, eles demonstram certa compreensão sobre produção de textos matemáticos, eles apresentaram poucos conhecimentos formais de multiplicação, o que era de se esperar, pois não trabalharam formalmente com esse conceito, mas mostram que os conhecimentos trabalhados, de alguma forma, interferem nas suas produções. Assim, se a produção de textos matemáticos, como a criação de situações-problema forem trabalhado com os alunos, eles poderão desenvolver interessantes produções."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO, ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENIR RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENIR"
    "autor_email" => "zenirrodrigues24@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

No presente estudo propomos analisar como alunos do 2º ano do Ensino Fundamental compreendem e formulam problemas multiplicativos. Foi aplicado um teste de sondagem objetivando verificar os saberes multiplicativos que os alunos já têm antes da introdução formal a este conceito e, também, como elas produzem situações-problema de multiplicação. Os resultados apontam que, embora os alunos não apresentem acertos totais, eles demonstram certa compreensão sobre produção de textos matemáticos, eles apresentaram poucos conhecimentos formais de multiplicação, o que era de se esperar, pois não trabalharam formalmente com esse conceito, mas mostram que os conhecimentos trabalhados, de alguma forma, interferem nas suas produções. Assim, se a produção de textos matemáticos, como a criação de situações-problema forem trabalhado com os alunos, eles poderão desenvolver interessantes produções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.