HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1224 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 220 "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "No presente trabalho nos propomos a apresentar os resultados parciais de uma investigação vinculada ao componente curricular História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI em Monteiro-PB. Nesse trabalho apresentamos resultados de um processo de investigação matemática, tendo como motivação a História da Matemática, envolvendo o desenvolvimento do pensamento algébrico como ferramenta para resolução de problemas dos futuros professores. De acordo com Ponte (2009) a álgebra constitui importante campo da Matemática, essa importância sempre lhe conferiu lugar especial no currículo de Matemática da Educação Básica, no entanto, segundo o autor nas últimas décadas, em todo mundo, tem se intensificado o debate acerca do ensino e aprendizagem da álgebra na Escola Básica. Como tema fundamental nessas discussões, se apresenta o desenvolvimento do pensamento algébrico por parte dos estudantes. Em nosso trabalho trazemos uma experiência realizada na disciplina História da Matemática da Licenciatura em Matemática, onde os futuros professores são levados a refletir sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da História da humanidade. Para isso, propomos uma investigação matemática no sentido de Ponte (2003), onde abordamos algumas produções relacionadas a Diofanto de Alexandria, além de alguns problemas históricos contidos na Antologia Grega, ao investigar esses problemas, os futuros professores são levados a experimentar diferentes formas de raciocínio algébrico no processo de resolução dos problemas, segundo Harper (1987) apud Lins e Gimenez (1997). Em nosso trabalho a História é entendida como um agente de cognição na Matemática, conforme Mendes (2008). Durante a resolução dos problemas percebemos que quando os futuros professores são levados a pensar a solução com um estratégias algébricas que valorizem o raciocínio livre, próxima da ideia de álgebra retórica há uma tendência em alguns futuros professores para despertarem a criatividade, podendo redescobrir resultados, formular conjecturas e buscar soluções diversas para um mesmo problema. O trabalho mostra o potencial da História da Matemática como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento algébrico dos futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, PENSAMENTO ALGÉBRICO, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIRANEZ JUANITA SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HIRANEZ" "autor_email" => "nessa_juanita@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1224 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 220 "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "No presente trabalho nos propomos a apresentar os resultados parciais de uma investigação vinculada ao componente curricular História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI em Monteiro-PB. Nesse trabalho apresentamos resultados de um processo de investigação matemática, tendo como motivação a História da Matemática, envolvendo o desenvolvimento do pensamento algébrico como ferramenta para resolução de problemas dos futuros professores. De acordo com Ponte (2009) a álgebra constitui importante campo da Matemática, essa importância sempre lhe conferiu lugar especial no currículo de Matemática da Educação Básica, no entanto, segundo o autor nas últimas décadas, em todo mundo, tem se intensificado o debate acerca do ensino e aprendizagem da álgebra na Escola Básica. Como tema fundamental nessas discussões, se apresenta o desenvolvimento do pensamento algébrico por parte dos estudantes. Em nosso trabalho trazemos uma experiência realizada na disciplina História da Matemática da Licenciatura em Matemática, onde os futuros professores são levados a refletir sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da História da humanidade. Para isso, propomos uma investigação matemática no sentido de Ponte (2003), onde abordamos algumas produções relacionadas a Diofanto de Alexandria, além de alguns problemas históricos contidos na Antologia Grega, ao investigar esses problemas, os futuros professores são levados a experimentar diferentes formas de raciocínio algébrico no processo de resolução dos problemas, segundo Harper (1987) apud Lins e Gimenez (1997). Em nosso trabalho a História é entendida como um agente de cognição na Matemática, conforme Mendes (2008). Durante a resolução dos problemas percebemos que quando os futuros professores são levados a pensar a solução com um estratégias algébricas que valorizem o raciocínio livre, próxima da ideia de álgebra retórica há uma tendência em alguns futuros professores para despertarem a criatividade, podendo redescobrir resultados, formular conjecturas e buscar soluções diversas para um mesmo problema. O trabalho mostra o potencial da História da Matemática como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento algébrico dos futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, PENSAMENTO ALGÉBRICO, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIRANEZ JUANITA SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HIRANEZ" "autor_email" => "nessa_juanita@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }