Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS RELATIVOS, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS Comunicação Científica (CC) 02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1324
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 636
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS"
    "resumo" => "A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS RELATIVOS, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA FARIAS NILO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA NILO"
    "autor_email" => "cilanilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1324
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 636
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS"
    "resumo" => "A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS RELATIVOS, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA FARIAS NILO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA NILO"
    "autor_email" => "cilanilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.