A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1324 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS" "resumo" => "A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS RELATIVOS, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA FARIAS NILO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA NILO" "autor_email" => "cilanilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1324 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS" "resumo" => "A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS RELATIVOS, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA FARIAS NILO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA NILO" "autor_email" => "cilanilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }