Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 137
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS RELATIVOS

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS RELATIVOS, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS Comunicação Científica (CC) 02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)

Resumo

A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.