Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Campo, trabalho e escola: práticas de numeramento nas atividades laborais de estudantes campesinos da EJA

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Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Apresentamos um estudo que se vale de material empírico produzido numa investigação realizada com estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), moradores da zona rural pernambucana, o qual objetivou analisar a constituição/mobilização de práticas de numeramento em suas atividades laborais e as relações que se estabelecem entre essas práticas e aquelas forjadas no contexto escolar. Na fundamentação teórica, buscamos colocar em diálogo diversos campos: o da EJA e o dos estudos sobre numeramento; o das teorizações de Paulo Freire e o da enunciação Backhtiniana; o da Educação do Campo e o da Etnomatemática. A metodologia adotada referenciou-se num marco etnográfico orientador dos procedimentos de trabalho de campo e da análise do material empírico. Percebeu-se que práticas discursivas de numeramento efetivam-se mais nos discursos matemáticos (inseridos nas práticas laborais) do que na matemática do trabalho, onde a função pragmática da narrativa sobre os procedimentos descola-se da resolução do problema. Palavras-chave: Práticas de Numeramento e Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo e Etnomatemática; Diálogos.

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