Este artigo discute aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado concluída que objetivou investigar, intervir e analisar aspectos sobre construção e resgate de conceitos matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a habilidade Cálculo Mental no ensino e aprendizagem da Matemática, utilizando o Calendário e o Jogo de Dominó com as Quatro Operações como recursos. Um Estudo de Caso foi realizado em uma escola primária da rede pública de Campina Grande, Paraíba, com vinte e cinco alunos, entre dez e onze anos. A coleta dos dados se deu em Cinco Momentos, sendo o ambiente de pesquisa a sala de aula. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram dos Momentos. A técnica de triangulação foi utilizada por toda a análise. Como resultados, a pesquisa revelou que o Cálculo Mental, atrelado as Atividades desenvolvidas, contribuiu para que os alunos fossem conduzidos gradativamente a construírem e resgatarem conceitos matemáticos inerentes às Operações Matemáticas.