Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Desenho: da imagem mental à representação gráfica - uma proposta para o ensino da Matemática

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1076
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => "Desenho: da imagem mental à representação gráfica - uma proposta para o ensino da Matemática"
    "resumo" => "O presente projeto de pesquisa terá como objetivo compreender como a utilização do desenho – como registro sistemático de idéias - pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. A metodologia utilizada será baseada em um estudo de caso onde será descrita e analisada a metodologia aplicada por um professor de um 5º ano da Educação Básica, durante as aulas de Matemática, bem como as estratégias utilizadas pelos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos, na construção de conceitos referentes à Geometria, a partir de desenhos elaborados pelos próprios alunos com a intervenção da professora regente, e a análise do desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos durante este processo. As fontes de coletas de dados serão: observações do processo de ensino, entrevista e um diário de bordo com o relato das aulas. As referências utilizadas na fundamentação teórica do projeto são Ausubel, Moreira, Fogaça, Derdyk, Smole e outros."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "ced9dca353849a9db5a8d6acbcea207f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA ANDRETTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1076
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => "Desenho: da imagem mental à representação gráfica - uma proposta para o ensino da Matemática"
    "resumo" => "O presente projeto de pesquisa terá como objetivo compreender como a utilização do desenho – como registro sistemático de idéias - pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. A metodologia utilizada será baseada em um estudo de caso onde será descrita e analisada a metodologia aplicada por um professor de um 5º ano da Educação Básica, durante as aulas de Matemática, bem como as estratégias utilizadas pelos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos, na construção de conceitos referentes à Geometria, a partir de desenhos elaborados pelos próprios alunos com a intervenção da professora regente, e a análise do desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos durante este processo. As fontes de coletas de dados serão: observações do processo de ensino, entrevista e um diário de bordo com o relato das aulas. As referências utilizadas na fundamentação teórica do projeto são Ausubel, Moreira, Fogaça, Derdyk, Smole e outros."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "ced9dca353849a9db5a8d6acbcea207f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA ANDRETTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

O presente projeto de pesquisa terá como objetivo compreender como a utilização do desenho – como registro sistemático de idéias - pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. A metodologia utilizada será baseada em um estudo de caso onde será descrita e analisada a metodologia aplicada por um professor de um 5º ano da Educação Básica, durante as aulas de Matemática, bem como as estratégias utilizadas pelos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos, na construção de conceitos referentes à Geometria, a partir de desenhos elaborados pelos próprios alunos com a intervenção da professora regente, e a análise do desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos durante este processo. As fontes de coletas de dados serão: observações do processo de ensino, entrevista e um diário de bordo com o relato das aulas. As referências utilizadas na fundamentação teórica do projeto são Ausubel, Moreira, Fogaça, Derdyk, Smole e outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.