Este trabalho é resultado de uma investigação realizada junto ao projeto “Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação às Ciências”- Pólo UFMT, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM). Três universidades estão envolvidas neste projeto: UFMT, UNEMAT e UNESP. É financiado pela Capes e pelo MEC. Neste trabalho, apresentamos dados parciais de um diagnóstico realizado sobre as principais dificuldades que comprometem o ensino-aprendizagem de Matemática elucidadas pelos professores que trabalham essa disciplina em uma Escola da rede estadual de ensino envolvida no Projeto Observatório da Educação- Pólo UFMT. Nesse sentido, pretendemos levantar as dificuldades dos professores ao ensinar conteúdos matemáticos e as dificuldades que estes percebem em seus alunos em relação à aprendizagem nessa disciplina, pois acreditamos que elas podem nos indicar caminhos para o planejamento da formação continuada oferecida aos docentes e assim, intervirmos no sentido de buscarmos melhorar o desempenho dos alunos.