ALVES, Evanilson Landim. Menos com menos é menos ou é mais?. Anais XV EBRAPEM... Campina Grande: Realize Editora, 2011. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/972>. Acesso em: 21/12/2024 03:00
Aprender e ensinar conceitos relativos à multiplicação e divisão de números inteiros nos diversos níveis e modalidades de ensino tem sido um desafio. As dificuldades e a possível interferência das características modalidade de ensino e idade dos estudantes que tentam apreender esses conceitos fizeram nascer essa pesquisa que tem a pretensão de sondar as estratégias mobilizadas por estudantes do Ensino Fundamental pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou não e identificar aproximações e distanciamentos nas formas de resolução desses estudantes. A questão a que nos propomos investigar toma a seguinte forma: quais são as estratégias, justificativas e obstáculos à compreensão de multiplicação e divisão de números inteiros apresentadas por estudantes da 3ª fase da EJA e do 7º ano do Ensino Fundamental e quais aspectos podem influenciar nessa compreensão? Os dados para análise serão coletados por meio de entrevistas clínicas com 32 estudantes após a instrução escolar.