Este artigo visa apresentar a forma como se manifesta o processo de ensino e aprendizagem de matemática durante a construção de vídeos com o uso do YouTube . Para tal proposta, os estudos basearam-se nos princípios da teoria Construcionista que vê o aluno como indivíduo capaz de construir as suas próprias estruturas intelectuais. Estruturas estas que, segundo a teoria anteriormente citada, são formadas a partir do desenvolvimento de produtos criados pelo próprio estudante com o computador. Partindo disso, e com base nas redes de interação que se criam na Internet, nesse caso, o próprio YouTube, buscamos caracterizar, com o apoio de autores que investigam temáticas voltadas para o ensino e aprendizagem de matemática, bem como, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Matemática, as contribuições que o uso de tecnologias como essa podem trazer ao estudo de funções, por exemplo. Dessa forma, temos como questionamento norteador: “como a construção de vídeos com YouTube pode contribuir para o ensino e aprendizagem de funções?”. A pesquisa realizou-se com alunos do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, que desenvolveram produtos matemáticos audiovisuais. Com isso, a investigação está possibilitando perceber que, com essa metodologia, é possível obter indicativos de aprendizagem matemática, assim como indicativos de uma aproximação do ciberespaço focada.