O ensino da teoria no ambiente escolar exige novas metodologias educativas, visto que, estamos inseridos em um cenário de constantes mudanças sociais e políticas. Nesse aspecto, a tecnologia torna-se uma ferramenta de grande eficácia. Além do uso de livros didáticos, artigos, pincéis e lousa, o professor da atualidade pode optar por diversificar a aplicação conteudista e, um dos recursos que a tecnologia viabiliza, é o universo cinematográfico. Por meio deste, o aluno mergulha em um mundo de possibilidades, descobertas, resgate e compreensão de seus antepassados. Nesse viés, é de grande valia o ensino da Paleontologia por meio da aplicabilidade de filmes, uma vez que é um recurso didático e um método pedagógico que incide no processo de ensino e aprendizagem, sendo um instrumento de motivação por parte dos discentes, propiciando um retorno significativo ao professor. Objetiva-se em compreender se o filme “Os Croods” é uma alternativa viável para o ensino da paleontologia no Ensino Médio. Pretende-se analisar os aspectos específicos da paleontologia abordados no filme, além de compilar estudos que assegurem a veracidade do processo de ensino-aprendizagem através do uso do universo cinematográfico, verificando assim, a possível contribuição que filme proporcionará para o ensino da Paleontologia. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico por auxílio de artigos e textos paradidáticos a fim de embasar a temática proposta. É esperado que mediante ao levantamento se obtenha informações pertinentes que concretize que a aplicabilidade de filmes no que se tange ao processo de ensino, resultando na aprendizagem referente à Paleontologia. Portanto, pressupõem que o uso de filme, sobretudo, “Os Croods”, seja uma ferramenta apropriada para a construção de conhecimento científico no que diz respeito à Paleontologia, especialmente para o público infanto-juvenil.