"A “IMOBILIDADE URBANA” COMO UM IMPACTO NA CIDADE E NA HISTÓRIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA"?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98513 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5109 "inscrito_id" => 20364 "titulo" => ""A “IMOBILIDADE URBANA” COMO UM IMPACTO NA CIDADE E NA HISTÓRIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA"?" "resumo" => "O presente trabalho tem o intuito de investigar brevemente o conteúdo escolar de história e geografia de forma correlacionada nas escolas públicas de Ensino Médio do Rio de Janeiro e visa discutir à cidade a partir da “imobilidade urbana” e sua história no território, que quase todos os alunos vivenciam em seu dia a dia como um lugar de aprendizagens significativas e com as práticas pedagógicas como uma ferramenta, concatenando o saber prévio dos alunos com o conhecimento abordado sobre o tema, que podem contribuir com sua formação e assim, torná-los cidadãos mais críticos e reflexivos com relação à cidade onde vivem. Os referenciais teóricos a serem abordados, trazem uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem na área da geografia e na área de história para melhor entendimento e compreensão do tema. Outro ponto importante a ser pautado é a investigação e a abordagem da “imobilidade urbana” nas aulas de Geografia e de História, desde a escala geográfica de análise do tema, os apontamentos históricos sobre o assunto e os recursos didáticos utilizados, que podem ser representados por uma aula de campo com dois professores de áreas distintas, mas conectadas para o entendimento da temática, usando assim o território para ilustrar o que está sendo aprendido em sala de aula. Conclui-se ainda que a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos depende da interação dos alunos com os professores, os livros didáticos e as aulas de campo, estes, identificados como o principal recurso empregado nas aulas de Ensino Médio e como uma ferramenta de maior envolvimento dos docentes e discentes na prática de campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20364_TB5109_20112023163543.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIÇA KALINE CRUZ ROSA" "autor_nome_curto" => "CIÇA" "autor_email" => "cica.rosa@fau.ufrj.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98513 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5109 "inscrito_id" => 20364 "titulo" => ""A “IMOBILIDADE URBANA” COMO UM IMPACTO NA CIDADE E NA HISTÓRIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA"?" "resumo" => "O presente trabalho tem o intuito de investigar brevemente o conteúdo escolar de história e geografia de forma correlacionada nas escolas públicas de Ensino Médio do Rio de Janeiro e visa discutir à cidade a partir da “imobilidade urbana” e sua história no território, que quase todos os alunos vivenciam em seu dia a dia como um lugar de aprendizagens significativas e com as práticas pedagógicas como uma ferramenta, concatenando o saber prévio dos alunos com o conhecimento abordado sobre o tema, que podem contribuir com sua formação e assim, torná-los cidadãos mais críticos e reflexivos com relação à cidade onde vivem. Os referenciais teóricos a serem abordados, trazem uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem na área da geografia e na área de história para melhor entendimento e compreensão do tema. Outro ponto importante a ser pautado é a investigação e a abordagem da “imobilidade urbana” nas aulas de Geografia e de História, desde a escala geográfica de análise do tema, os apontamentos históricos sobre o assunto e os recursos didáticos utilizados, que podem ser representados por uma aula de campo com dois professores de áreas distintas, mas conectadas para o entendimento da temática, usando assim o território para ilustrar o que está sendo aprendido em sala de aula. Conclui-se ainda que a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos depende da interação dos alunos com os professores, os livros didáticos e as aulas de campo, estes, identificados como o principal recurso empregado nas aulas de Ensino Médio e como uma ferramenta de maior envolvimento dos docentes e discentes na prática de campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20364_TB5109_20112023163543.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIÇA KALINE CRUZ ROSA" "autor_nome_curto" => "CIÇA" "autor_email" => "cica.rosa@fau.ufrj.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }