O USO DAS TDIC NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROCESSOS EDUCATIVOS SIGNIFICATIVOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98051 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4524 "inscrito_id" => 18821 "titulo" => "O USO DAS TDIC NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROCESSOS EDUCATIVOS SIGNIFICATIVOS" "resumo" => "As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC têm se configurado como fortes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, ao passo que possibilitam mudanças substanciais na construção dos saberes e conhecimentos pelos/as estudantes. Posto isso, este estudo objetivou analisar as contribuições de um conjunto de atividades de Língua Portuguesa realizadas com o uso da Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em uma escola pública do interior baiano. Além disso, levantar algumas práticas pedagógicas exitosas no ensino da língua portuguesa e identificar em que medida as TDIC favorecem a relação dos/as estudantes com os conteúdos. Como instrumentos de produção de dados utilizamos a observação participante na realização de 06 atividades. Contamos com a participação de 23 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os dados revelam que a realidade dos/as alunos/as é bem diversificada, a maior parte não tem celular, porém a minoria utiliza dos aparelhos eletrônicos como ferramenta para além da navegação em redes sociais. No decorrer das atividades, esse contexto foi mudando e redimensionado. Os/as estudantes passaram a reconhecer o celular como ferramenta criativa, divertida, que pode possibilitar a discussão de variados temas da sua realidade social, política, cultural, econômica, afetiva, dentre outros. Também existia, por parte de alguns alunos/as uma insegurança no que diz respeito a aplicativos que não fossem do seu uso cotidiano, o que gerou uma resistência na manipulação tecnológica, porém foi superado no decorrer do semestre. Outro resultado importante foi a ampliação do vínculo entre docente e discente sendo percebido por meio da interação e troca de informações individuais e coletivas, o que favoreceu aprendizagens significativas. De tal modo, fica perceptível que o uso das TDIC em sala de aula possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades dos/as estudantes num processo criativo e cheio de possibilidades assim como o mundo virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18821_TB4524_06102023112751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "stosale1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98051 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4524 "inscrito_id" => 18821 "titulo" => "O USO DAS TDIC NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROCESSOS EDUCATIVOS SIGNIFICATIVOS" "resumo" => "As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC têm se configurado como fortes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, ao passo que possibilitam mudanças substanciais na construção dos saberes e conhecimentos pelos/as estudantes. Posto isso, este estudo objetivou analisar as contribuições de um conjunto de atividades de Língua Portuguesa realizadas com o uso da Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em uma escola pública do interior baiano. Além disso, levantar algumas práticas pedagógicas exitosas no ensino da língua portuguesa e identificar em que medida as TDIC favorecem a relação dos/as estudantes com os conteúdos. Como instrumentos de produção de dados utilizamos a observação participante na realização de 06 atividades. Contamos com a participação de 23 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os dados revelam que a realidade dos/as alunos/as é bem diversificada, a maior parte não tem celular, porém a minoria utiliza dos aparelhos eletrônicos como ferramenta para além da navegação em redes sociais. No decorrer das atividades, esse contexto foi mudando e redimensionado. Os/as estudantes passaram a reconhecer o celular como ferramenta criativa, divertida, que pode possibilitar a discussão de variados temas da sua realidade social, política, cultural, econômica, afetiva, dentre outros. Também existia, por parte de alguns alunos/as uma insegurança no que diz respeito a aplicativos que não fossem do seu uso cotidiano, o que gerou uma resistência na manipulação tecnológica, porém foi superado no decorrer do semestre. Outro resultado importante foi a ampliação do vínculo entre docente e discente sendo percebido por meio da interação e troca de informações individuais e coletivas, o que favoreceu aprendizagens significativas. De tal modo, fica perceptível que o uso das TDIC em sala de aula possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades dos/as estudantes num processo criativo e cheio de possibilidades assim como o mundo virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18821_TB4524_06102023112751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "stosale1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }