Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98798
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5472
    "inscrito_id" => 12550
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A química é uma disciplina que faz parte dos componentes curriculares do Ensino Médio e que possui enorme grau de importância para a formação dos alunos da Educação Básica. Por meio do estudo dessa ciência, os discentes tornam-se capazes de perceber e compreender diversos fenômenos e mudanças químicas que ocorrem no dia a dia e no mundo físico, tornando-se capazes de se desenvolver como cidadãos e interagir com o mundo de forma crítica e consciente. No entanto, a química é comumente citada pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de se estudar em razão da abstração, complexidade e da forma como é ministrada. Partindo desses pressupostos, este estudo buscou identificar as principais percepções de 30 discentes de uma turma do 4° ano do IFRN campus Apodi sobre o ensino-aprendizagem da disciplina de química. Para tanto, foi elaborado e aplicado, por meio da plataforma Google Forms, um questionário composto por nove afirmativas, onde os participantes avaliaram cada uma delas atribuindo-lhes o seu grau de concordância ou discordância. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes possuem uma boa relação com a química e com o professor que leciona a disciplina. Entretanto, também se verificou que os alunos consideram que os assuntos de química são difíceis e, além disso, constatou-se que não são realizadas aulas práticas em laboratório de forma frequente. Conclui-se, portanto, que, apesar dos alunos possuírem uma boa relação com a química, esta ciência deve ser lecionada de forma mais contextualizada para que os alunos possam compreende-la de forma mais eficaz. Ademais, acredita-se que devem ser realizadas mais aulas práticas em laboratório para que os estudantes possam compreender melhor os conhecimentos químicos ensinados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12550_TB5472_04102023230921.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO LINO NETO"
    "autor_nome_curto" => "Sebastião Neto"
    "autor_email" => "n.lino@escolar.ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98798
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5472
    "inscrito_id" => 12550
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A química é uma disciplina que faz parte dos componentes curriculares do Ensino Médio e que possui enorme grau de importância para a formação dos alunos da Educação Básica. Por meio do estudo dessa ciência, os discentes tornam-se capazes de perceber e compreender diversos fenômenos e mudanças químicas que ocorrem no dia a dia e no mundo físico, tornando-se capazes de se desenvolver como cidadãos e interagir com o mundo de forma crítica e consciente. No entanto, a química é comumente citada pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de se estudar em razão da abstração, complexidade e da forma como é ministrada. Partindo desses pressupostos, este estudo buscou identificar as principais percepções de 30 discentes de uma turma do 4° ano do IFRN campus Apodi sobre o ensino-aprendizagem da disciplina de química. Para tanto, foi elaborado e aplicado, por meio da plataforma Google Forms, um questionário composto por nove afirmativas, onde os participantes avaliaram cada uma delas atribuindo-lhes o seu grau de concordância ou discordância. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes possuem uma boa relação com a química e com o professor que leciona a disciplina. Entretanto, também se verificou que os alunos consideram que os assuntos de química são difíceis e, além disso, constatou-se que não são realizadas aulas práticas em laboratório de forma frequente. Conclui-se, portanto, que, apesar dos alunos possuírem uma boa relação com a química, esta ciência deve ser lecionada de forma mais contextualizada para que os alunos possam compreende-la de forma mais eficaz. Ademais, acredita-se que devem ser realizadas mais aulas práticas em laboratório para que os estudantes possam compreender melhor os conhecimentos químicos ensinados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12550_TB5472_04102023230921.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO LINO NETO"
    "autor_nome_curto" => "Sebastião Neto"
    "autor_email" => "n.lino@escolar.ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A química é uma disciplina que faz parte dos componentes curriculares do Ensino Médio e que possui enorme grau de importância para a formação dos alunos da Educação Básica. Por meio do estudo dessa ciência, os discentes tornam-se capazes de perceber e compreender diversos fenômenos e mudanças químicas que ocorrem no dia a dia e no mundo físico, tornando-se capazes de se desenvolver como cidadãos e interagir com o mundo de forma crítica e consciente. No entanto, a química é comumente citada pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de se estudar em razão da abstração, complexidade e da forma como é ministrada. Partindo desses pressupostos, este estudo buscou identificar as principais percepções de 30 discentes de uma turma do 4° ano do IFRN campus Apodi sobre o ensino-aprendizagem da disciplina de química. Para tanto, foi elaborado e aplicado, por meio da plataforma Google Forms, um questionário composto por nove afirmativas, onde os participantes avaliaram cada uma delas atribuindo-lhes o seu grau de concordância ou discordância. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes possuem uma boa relação com a química e com o professor que leciona a disciplina. Entretanto, também se verificou que os alunos consideram que os assuntos de química são difíceis e, além disso, constatou-se que não são realizadas aulas práticas em laboratório de forma frequente. Conclui-se, portanto, que, apesar dos alunos possuírem uma boa relação com a química, esta ciência deve ser lecionada de forma mais contextualizada para que os alunos possam compreende-la de forma mais eficaz. Ademais, acredita-se que devem ser realizadas mais aulas práticas em laboratório para que os estudantes possam compreender melhor os conhecimentos químicos ensinados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.