LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS LEITORES EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99154 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5937 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS LEITORES EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS" "resumo" => "O presente artigo traz um relato de experiência sobre a prática de leitura literária com bebês e crianças bem pequenas em um Centro Municipal de Educação Infantil. O objetivo do trabalho é refletir sobre as práticas de mediação de leitura literária realizadas pelas professoras com bebês e crianças de 2 e 3 anos. Além disso, considera-se a análise das implicações dessas práticas no desenvolvimento de comportamentos leitores que antecedem a leitura convencional e despertam o gosto pelo prazer de ler sem a cobrança da leitura apenas de letras e palavras, mas a leitura que consiste na atribuição de sentidos ao texto. O referido estudo se ampara em uma abordagem qualitativa descritiva, através de técnica de observação e de questionários destinados às crianças e professoras durante a investigação. Os resultados da investigação apontam para a importância da mediação de práticas de leitura literária na primeira etapa da Educação Básica, enfatizando diretamente o desenvolvimento de comportamentos leitores, tendo em vista a possibilidade de interação entre as crianças com práticas de leitura, familiaridade com a cultura escrita e ampliação do repertório literário. Outro aspecto relevante evidenciado pelos dados se refere ao interesse apresentado pelas crianças em manusear livros, aumentando a curiosidade em realizar a leitura não-convencional como atividade prazerosa e divertida, interagindo com os textos, imagens e outras crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3788_TB5937_04102023215304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simoni_k2007@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99154 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5937 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS LEITORES EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS" "resumo" => "O presente artigo traz um relato de experiência sobre a prática de leitura literária com bebês e crianças bem pequenas em um Centro Municipal de Educação Infantil. O objetivo do trabalho é refletir sobre as práticas de mediação de leitura literária realizadas pelas professoras com bebês e crianças de 2 e 3 anos. Além disso, considera-se a análise das implicações dessas práticas no desenvolvimento de comportamentos leitores que antecedem a leitura convencional e despertam o gosto pelo prazer de ler sem a cobrança da leitura apenas de letras e palavras, mas a leitura que consiste na atribuição de sentidos ao texto. O referido estudo se ampara em uma abordagem qualitativa descritiva, através de técnica de observação e de questionários destinados às crianças e professoras durante a investigação. Os resultados da investigação apontam para a importância da mediação de práticas de leitura literária na primeira etapa da Educação Básica, enfatizando diretamente o desenvolvimento de comportamentos leitores, tendo em vista a possibilidade de interação entre as crianças com práticas de leitura, familiaridade com a cultura escrita e ampliação do repertório literário. Outro aspecto relevante evidenciado pelos dados se refere ao interesse apresentado pelas crianças em manusear livros, aumentando a curiosidade em realizar a leitura não-convencional como atividade prazerosa e divertida, interagindo com os textos, imagens e outras crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3788_TB5937_04102023215304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simoni_k2007@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }