Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DAS BASES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As bases da Educação Integral precisam ser conhecidas e discutidas com e pelos estudantes, para que possamos transcender obstáculos relacionados a esta etapa formativa e alcançar as múltiplas dimensões da formação cidadã. O presente trabalho tem por intuito socializar experiências de um projeto desenvolvido no chão da escola. A motivação para o desenvolvimento projeto de intervenção emergiu da necessidade dos estudantes e docentes conhecerem mais sobre a educação integral de forma democrática, articulada e integradora. O objetivo central do projeto desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano foi a construção de estratégias e práticas pedagógicas que estimulassem as múltiplas dimensões formativas norteadas pelos princípios da educação integral. Tendo como objetivos específicos: Mapear o conhecimento que os estudantes, docentes e toda comunidade intraescolar sobre a educação integral; Desenvolver intervenções para ressignificação das práticas docentes, fomentando ambientes acolhedores, integradores e inclusivos; Estimular uma cultura da inovação no ambiente escolar, através do desenvolvimento de propostas de intervenção e da construção de projetos orientados pelas bases da educação interdimensional. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes; Escolha das estratégias; Desenvolvimento da proposta de intervenção e Análise dos resultados obtidos. As estratégias metodológicas adotadas foram orientadas pelas bases da Interdisciplinaridade, Educação Integral, Formação Crítica e Reflexiva, Aprendizagem Autorregulada, Tecnologias Educacionais, Ressignificação dos processos de ensino aprendizagem, Dialogicidade, Autonomia, Inclusão. Por meio do Storytelling foram construídas narrativas e conexões entre a história de “Alice no País das Maravilhas”, o novo ensino médio, os itinerários formativos, trilhas e eletivas propostas na escola. A identificação dos estudantes com a protagonista da história foi fundamental para trabalhar alguns conceitos chave envolvidos na temática, as ações desenvolvidas auxiliaram no alcance e fortalecimento de diferentes competências e habilidades e do protagonismo dos discentes e docentes.

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