COMO O MÉTODO PAULO FREIRE PODE COLABORAR NA REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96061 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1852 "inscrito_id" => 11482 "titulo" => "COMO O MÉTODO PAULO FREIRE PODE COLABORAR NA REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO" "resumo" => "O artigo proposto apresenta informações com o objetivo de esclarecer o método de Paulo Freire, através de discussões e levantamentos de pesquisas realizadas. Ressalta a alfabetização e sua importância, bem como as dificuldades encontradas nesse processo. Defende ainda, o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real. No decorrer do trabalho explicamos ainda, os fundamentos que constituem o método da educação libertadora de Freire, seus estágios e fases. O conteúdo em questão apresenta uma nova concepção de didática para a educação embutida numa educação de mundo, tendo Paulo Freire, como principal mentor. Apresenta pontos sobre o método de Paulo Freire e problematiza sobre até que ponto a pratica pedagógica da alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire pode colaborar na redução da taxa de analfabetismo, e em que se baseia Paulo Freire sobre essa prática de alfabetização. Com o objetivo de esclarecer o método de Freire e destacar alguns pontos relevantes tirando assim, algumas dúvidas como qual seria a base do método e o que ele diz sobre a alfabetização e como organizá-lo e como realiza a construção e reconstrução da palavra geradora e o que define essas palavras, e qual seria a concepção de alfabetismo e analfabetismo aplicado esse método nos dias atuais refletindo se a aplicação deste método é suficiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites na internet e leituras de livros referente ao assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11482_TB1852_27092023211547.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN BRASILEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "allansilva@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96061 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1852 "inscrito_id" => 11482 "titulo" => "COMO O MÉTODO PAULO FREIRE PODE COLABORAR NA REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO" "resumo" => "O artigo proposto apresenta informações com o objetivo de esclarecer o método de Paulo Freire, através de discussões e levantamentos de pesquisas realizadas. Ressalta a alfabetização e sua importância, bem como as dificuldades encontradas nesse processo. Defende ainda, o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real. No decorrer do trabalho explicamos ainda, os fundamentos que constituem o método da educação libertadora de Freire, seus estágios e fases. O conteúdo em questão apresenta uma nova concepção de didática para a educação embutida numa educação de mundo, tendo Paulo Freire, como principal mentor. Apresenta pontos sobre o método de Paulo Freire e problematiza sobre até que ponto a pratica pedagógica da alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire pode colaborar na redução da taxa de analfabetismo, e em que se baseia Paulo Freire sobre essa prática de alfabetização. Com o objetivo de esclarecer o método de Freire e destacar alguns pontos relevantes tirando assim, algumas dúvidas como qual seria a base do método e o que ele diz sobre a alfabetização e como organizá-lo e como realiza a construção e reconstrução da palavra geradora e o que define essas palavras, e qual seria a concepção de alfabetismo e analfabetismo aplicado esse método nos dias atuais refletindo se a aplicação deste método é suficiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites na internet e leituras de livros referente ao assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11482_TB1852_27092023211547.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN BRASILEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "allansilva@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }