Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO O MÉTODO PAULO FREIRE PODE COLABORAR NA REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96061
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1852
    "inscrito_id" => 11482
    "titulo" => "COMO O MÉTODO PAULO FREIRE PODE COLABORAR NA REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO"
    "resumo" => "O artigo proposto apresenta informações com o objetivo de esclarecer o método de Paulo Freire, através de discussões e levantamentos de pesquisas realizadas. Ressalta a alfabetização e sua importância, bem como as dificuldades encontradas nesse processo. Defende ainda, o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real. No decorrer do trabalho explicamos ainda, os fundamentos que constituem o método da educação libertadora de Freire, seus estágios e fases. O conteúdo em questão apresenta uma nova concepção de didática para a educação embutida numa educação de mundo, tendo Paulo Freire, como principal mentor. Apresenta pontos sobre o método de Paulo Freire e problematiza sobre até que ponto a pratica pedagógica da alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire pode colaborar na redução da taxa de analfabetismo, e em que se baseia Paulo Freire sobre essa prática de alfabetização. Com o objetivo de esclarecer o método de Freire e destacar alguns pontos relevantes tirando assim, algumas dúvidas como qual seria a base do método e o que ele diz sobre a alfabetização e como organizá-lo e como realiza a construção e reconstrução da palavra geradora e o que define essas palavras, e qual seria a concepção de alfabetismo e analfabetismo aplicado esse método nos dias atuais refletindo se a aplicação deste método é suficiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites na internet e leituras de livros referente ao assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11482_TB1852_27092023211547.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN BRASILEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN"
    "autor_email" => "allansilva@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96061
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1852
    "inscrito_id" => 11482
    "titulo" => "COMO O MÉTODO PAULO FREIRE PODE COLABORAR NA REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO"
    "resumo" => "O artigo proposto apresenta informações com o objetivo de esclarecer o método de Paulo Freire, através de discussões e levantamentos de pesquisas realizadas. Ressalta a alfabetização e sua importância, bem como as dificuldades encontradas nesse processo. Defende ainda, o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real. No decorrer do trabalho explicamos ainda, os fundamentos que constituem o método da educação libertadora de Freire, seus estágios e fases. O conteúdo em questão apresenta uma nova concepção de didática para a educação embutida numa educação de mundo, tendo Paulo Freire, como principal mentor. Apresenta pontos sobre o método de Paulo Freire e problematiza sobre até que ponto a pratica pedagógica da alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire pode colaborar na redução da taxa de analfabetismo, e em que se baseia Paulo Freire sobre essa prática de alfabetização. Com o objetivo de esclarecer o método de Freire e destacar alguns pontos relevantes tirando assim, algumas dúvidas como qual seria a base do método e o que ele diz sobre a alfabetização e como organizá-lo e como realiza a construção e reconstrução da palavra geradora e o que define essas palavras, e qual seria a concepção de alfabetismo e analfabetismo aplicado esse método nos dias atuais refletindo se a aplicação deste método é suficiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites na internet e leituras de livros referente ao assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11482_TB1852_27092023211547.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN BRASILEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN"
    "autor_email" => "allansilva@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo proposto apresenta informações com o objetivo de esclarecer o método de Paulo Freire, através de discussões e levantamentos de pesquisas realizadas. Ressalta a alfabetização e sua importância, bem como as dificuldades encontradas nesse processo. Defende ainda, o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real. No decorrer do trabalho explicamos ainda, os fundamentos que constituem o método da educação libertadora de Freire, seus estágios e fases. O conteúdo em questão apresenta uma nova concepção de didática para a educação embutida numa educação de mundo, tendo Paulo Freire, como principal mentor. Apresenta pontos sobre o método de Paulo Freire e problematiza sobre até que ponto a pratica pedagógica da alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire pode colaborar na redução da taxa de analfabetismo, e em que se baseia Paulo Freire sobre essa prática de alfabetização. Com o objetivo de esclarecer o método de Freire e destacar alguns pontos relevantes tirando assim, algumas dúvidas como qual seria a base do método e o que ele diz sobre a alfabetização e como organizá-lo e como realiza a construção e reconstrução da palavra geradora e o que define essas palavras, e qual seria a concepção de alfabetismo e analfabetismo aplicado esse método nos dias atuais refletindo se a aplicação deste método é suficiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites na internet e leituras de livros referente ao assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.