O artigo proposto apresenta informações com o objetivo de esclarecer o método de Paulo Freire, através de discussões e levantamentos de pesquisas realizadas. Ressalta a alfabetização e sua importância, bem como as dificuldades encontradas nesse processo. Defende ainda, o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real. No decorrer do trabalho explicamos ainda, os fundamentos que constituem o método da educação libertadora de Freire, seus estágios e fases. O conteúdo em questão apresenta uma nova concepção de didática para a educação embutida numa educação de mundo, tendo Paulo Freire, como principal mentor. Apresenta pontos sobre o método de Paulo Freire e problematiza sobre até que ponto a pratica pedagógica da alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire pode colaborar na redução da taxa de analfabetismo, e em que se baseia Paulo Freire sobre essa prática de alfabetização. Com o objetivo de esclarecer o método de Freire e destacar alguns pontos relevantes tirando assim, algumas dúvidas como qual seria a base do método e o que ele diz sobre a alfabetização e como organizá-lo e como realiza a construção e reconstrução da palavra geradora e o que define essas palavras, e qual seria a concepção de alfabetismo e analfabetismo aplicado esse método nos dias atuais refletindo se a aplicação deste método é suficiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites na internet e leituras de livros referente ao assunto.