A Física Moderna e Contemporânea (FMC) é uma das áreas da física pouco presente nas salas de aula do ensino básico. Um dos motivos se deve ao seu alto grau de abstração e um ferramental matemático bastante aprofundado. O Princípio da Incerteza, por sua vez, enunciado por Werner Heisenberg em 1927, é um tópico da FMC raramente abordado no ensino médio, visto a escassez de atividades que propõe esse tema em nível médio. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma sequência didática através do olhar da Transposição Didática de Yves Chevallard que busca evidenciar como o conhecimento científico (o Saber Sábio) pode ser adaptado em um conteúdo a ser levado para o nível médio (o Saber Ensinado) objetivando incentivar a inserção da FMC no ensino básico. A re-contextualização do Saber Sábio do Princípio da Incerteza para o posterior Saber Ensinado se deu através da leitura do livro Alice no País do Quantum, em que propusemos a articulação de uma atividade dinâmica que envolvesse a participação dos discentes, utilizando uma encenação de um recorte da leitura do supracitado livro, com o objetivo de os estudantes poderem revisitar alguns conceitos da mecânica que aparecem no enunciado do Princípio da Incerteza. Portanto, este trabalho objetiva contribuir para a inserção da FMC e do Princípio da Incerteza de Heisenberg no ensino médio, através do olhar da transposição didática de Chevallard.