Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PRINCÍPIO DA INCERTEZA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA GUIADA PELA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98664
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5295
    "inscrito_id" => 19915
    "titulo" => "O PRINCÍPIO DA INCERTEZA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA GUIADA PELA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA"
    "resumo" => "A Física Moderna e Contemporânea (FMC) é uma das áreas da física pouco presente nas salas de aula do ensino básico. Um dos motivos se deve ao seu alto grau de abstração e um ferramental matemático bastante aprofundado. O Princípio da Incerteza, por sua vez, enunciado por Werner Heisenberg em 1927, é um tópico da FMC raramente abordado no ensino médio, visto a escassez de atividades que propõe esse tema em nível médio. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma sequência didática através do olhar da Transposição Didática de Yves Chevallard que busca evidenciar como o conhecimento científico (o Saber Sábio) pode ser adaptado em um conteúdo a ser levado para o nível médio (o Saber Ensinado) objetivando incentivar a inserção da FMC no ensino básico. A re-contextualização do Saber Sábio do Princípio da Incerteza para o posterior Saber Ensinado se deu através da leitura do livro Alice no País do Quantum, em que propusemos a articulação de uma atividade dinâmica que envolvesse a participação dos discentes, utilizando uma encenação de um recorte da leitura do supracitado livro, com o objetivo de os estudantes poderem revisitar alguns conceitos da mecânica que aparecem no enunciado do Princípio da Incerteza. Portanto, este trabalho objetiva contribuir para a inserção da FMC e do Princípio da Incerteza de Heisenberg no ensino médio, através do olhar da transposição didática de Chevallard."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19915_TB5295_04102023151725.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉLLEN LAIANNY TÔRRES TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "ÉLLEN"
    "autor_email" => "ellenlaianny502@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98664
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5295
    "inscrito_id" => 19915
    "titulo" => "O PRINCÍPIO DA INCERTEZA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA GUIADA PELA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA"
    "resumo" => "A Física Moderna e Contemporânea (FMC) é uma das áreas da física pouco presente nas salas de aula do ensino básico. Um dos motivos se deve ao seu alto grau de abstração e um ferramental matemático bastante aprofundado. O Princípio da Incerteza, por sua vez, enunciado por Werner Heisenberg em 1927, é um tópico da FMC raramente abordado no ensino médio, visto a escassez de atividades que propõe esse tema em nível médio. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma sequência didática através do olhar da Transposição Didática de Yves Chevallard que busca evidenciar como o conhecimento científico (o Saber Sábio) pode ser adaptado em um conteúdo a ser levado para o nível médio (o Saber Ensinado) objetivando incentivar a inserção da FMC no ensino básico. A re-contextualização do Saber Sábio do Princípio da Incerteza para o posterior Saber Ensinado se deu através da leitura do livro Alice no País do Quantum, em que propusemos a articulação de uma atividade dinâmica que envolvesse a participação dos discentes, utilizando uma encenação de um recorte da leitura do supracitado livro, com o objetivo de os estudantes poderem revisitar alguns conceitos da mecânica que aparecem no enunciado do Princípio da Incerteza. Portanto, este trabalho objetiva contribuir para a inserção da FMC e do Princípio da Incerteza de Heisenberg no ensino médio, através do olhar da transposição didática de Chevallard."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19915_TB5295_04102023151725.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉLLEN LAIANNY TÔRRES TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "ÉLLEN"
    "autor_email" => "ellenlaianny502@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Física Moderna e Contemporânea (FMC) é uma das áreas da física pouco presente nas salas de aula do ensino básico. Um dos motivos se deve ao seu alto grau de abstração e um ferramental matemático bastante aprofundado. O Princípio da Incerteza, por sua vez, enunciado por Werner Heisenberg em 1927, é um tópico da FMC raramente abordado no ensino médio, visto a escassez de atividades que propõe esse tema em nível médio. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma sequência didática através do olhar da Transposição Didática de Yves Chevallard que busca evidenciar como o conhecimento científico (o Saber Sábio) pode ser adaptado em um conteúdo a ser levado para o nível médio (o Saber Ensinado) objetivando incentivar a inserção da FMC no ensino básico. A re-contextualização do Saber Sábio do Princípio da Incerteza para o posterior Saber Ensinado se deu através da leitura do livro Alice no País do Quantum, em que propusemos a articulação de uma atividade dinâmica que envolvesse a participação dos discentes, utilizando uma encenação de um recorte da leitura do supracitado livro, com o objetivo de os estudantes poderem revisitar alguns conceitos da mecânica que aparecem no enunciado do Princípio da Incerteza. Portanto, este trabalho objetiva contribuir para a inserção da FMC e do Princípio da Incerteza de Heisenberg no ensino médio, através do olhar da transposição didática de Chevallard.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.