Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100453
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7670
    "inscrito_id" => 20572
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades e estudos teóricos realizados pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. As vivências desse projeto aconteceram na Área/Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do Campus Mata Norte, no período de novembro do ano de 2022 até abril de 2023, correspondendo a uma carga horária de 25 horas mensais. A escola-campo escolhida foi a Escola de Aplicação Professor Chaves, situada no município de Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma discussão e análise sobre as experiências das residentes do programa, autoras deste relatório, dos resultados obtidos, assim como uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente nas séries do terceiro ano do ensino médio, apoiando-se nas pesquisas de Ferreira e Siqueira (2020), Lima (2020), Poladian (2014), Sá (2019) e Ferreira e Paiva (2020). Ademais, as observações feitas sobre o trabalho didático da professora titular das turmas, sendo essa a professora preceptora do programa, foram essenciais para os estudos do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com as orientações feitas por ela antes e após as aulas de regência dos residentes. Por fim, busca-se também uma reflexão acerca da formação de professores de Linguagens, considerando a Residência Pedagógica como fundamental para o diálogo entre as teorias apresentadas ao longo da graduação e a prática pedagógica dentro das escolas, podendo ser um diferencial na formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7670_03102023223750.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100453
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7670
    "inscrito_id" => 20572
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades e estudos teóricos realizados pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. As vivências desse projeto aconteceram na Área/Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do Campus Mata Norte, no período de novembro do ano de 2022 até abril de 2023, correspondendo a uma carga horária de 25 horas mensais. A escola-campo escolhida foi a Escola de Aplicação Professor Chaves, situada no município de Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma discussão e análise sobre as experiências das residentes do programa, autoras deste relatório, dos resultados obtidos, assim como uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente nas séries do terceiro ano do ensino médio, apoiando-se nas pesquisas de Ferreira e Siqueira (2020), Lima (2020), Poladian (2014), Sá (2019) e Ferreira e Paiva (2020). Ademais, as observações feitas sobre o trabalho didático da professora titular das turmas, sendo essa a professora preceptora do programa, foram essenciais para os estudos do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com as orientações feitas por ela antes e após as aulas de regência dos residentes. Por fim, busca-se também uma reflexão acerca da formação de professores de Linguagens, considerando a Residência Pedagógica como fundamental para o diálogo entre as teorias apresentadas ao longo da graduação e a prática pedagógica dentro das escolas, podendo ser um diferencial na formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7670_03102023223750.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades e estudos teóricos realizados pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. As vivências desse projeto aconteceram na Área/Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do Campus Mata Norte, no período de novembro do ano de 2022 até abril de 2023, correspondendo a uma carga horária de 25 horas mensais. A escola-campo escolhida foi a Escola de Aplicação Professor Chaves, situada no município de Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma discussão e análise sobre as experiências das residentes do programa, autoras deste relatório, dos resultados obtidos, assim como uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente nas séries do terceiro ano do ensino médio, apoiando-se nas pesquisas de Ferreira e Siqueira (2020), Lima (2020), Poladian (2014), Sá (2019) e Ferreira e Paiva (2020). Ademais, as observações feitas sobre o trabalho didático da professora titular das turmas, sendo essa a professora preceptora do programa, foram essenciais para os estudos do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com as orientações feitas por ela antes e após as aulas de regência dos residentes. Por fim, busca-se também uma reflexão acerca da formação de professores de Linguagens, considerando a Residência Pedagógica como fundamental para o diálogo entre as teorias apresentadas ao longo da graduação e a prática pedagógica dentro das escolas, podendo ser um diferencial na formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.