O trabalho busca investigar as contribuições do uso dos jogos pedagógicos nas aulas de ciências para incentivo à leitura na escola Municipal Benedito Rodrigues da Silva, zona rural do município de Floriano-Piauí. Trata-se de uma proposta de intervenção desenvolvida com 30 alunos das turmas do 6º e 8º ano. Visa analisar os pontos positivos e negativos para os docentes ao utilizarem essa atividade como incentivo à leitura no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa está pautada nesses questionamentos: Quais recursos são usadas para o incentivo à leitura nas diversas áreas do conhecimento? Se os jogos pedagógicos contribuem para o estímulo à leitura? Para isso foi realizado o estudo de artigos que propõe os jogos como estratégia de ensino, aplicação de questionário aberto e fechado com 17 profissionais e confeccionado (03) três jogos pedagógicos para análise da leitura dos docentes da referida escola sendo, uma roleta científica, uma trilha humana, o tabuleiro das células. Os dados coletados nos questionários respondidos por 17 docentes constatou-se que 09 profissionais acreditam que os jogos quando bem planejados torna-se um importante recurso didático motivacional para a leitura dos estudantes, 06 desses demostram utilizar em algum momento em suas referidas disciplinas e percebem como uma forma divertida analisar o desenvolvimento da leitura nesses estudantes. E somente 01 entrevistado não utilizam em suas aulas, por evidenciar o tempo que leva para elaborar e relacionar o jogo ao conteúdo abordado em sua aula. Diante disso conclui-se que os jogos contribuem no desenvolvimento da leitura, e se tornam uma excelente proposta pedagógica quando são contextualizados, pois permiti ao professor diagnosticar as dificuldades de leitura, promove a socialização dos envolvidos, mesmo que na escola ainda percebemos que alguns profissionais não utilizam.