BATISTA, Wilton Da Silva et al.. O uso do cordel no ensino de astronomia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99147>. Acesso em: 22/11/2024 21:44
O Cordel é um gênero literário muito popular no nordeste brasileiro que vem sendo utilizado como ferramenta didática em sala de aula de forma acessível e lúdica, no ensino de astronomia. Sua estrutura textual simples, ritmada e cativante, pode ajudar a explicar conceitos astronômicos complexos de forma clara e divertida para estudantes de todas as idades. Nesses cordéis, os autores apresentam informações sobre o sistema solar, constelações, estrelas, cometas, meteoros e outros fenômenos celestes. Através da poesia, o ensino da astronomia torna-se mais atraente e acessível para alunos de todos os níveis. Além disso, o uso do cordel pode ajudar a preservar e promover a cultura popular nordestina, sendo que, esta modalidade literária recebeu em 2018, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, uma vez que a técnica é uma forma de expressão cultural tradicional na região. A utilização do cordel no ensino de astronomia é, portanto, uma maneira cativante e eficaz de promover a educação científica e cultural em todo o país. A Proposta deste projeto, é a aplicação de uma metodologia alternativa aos alunos do ensino médio, utilizando o cordel para apresentar conceitos de astronomia como constelação, sistemas solar e astros através dos versos de rimas e poesia cordelistas e, de ilustração usando xilogravuras. Os resultados mostrados na execução do projeto em sala de aula, evidenciaram grande interesse nos alunos em poder associar astronomia e literatura. A interdisciplinaridade das disciplinas de Física e Língua Portuguesa dão uma abordagem dinâmica aos conteúdos de Astronomia, além de apresentar de forma lúdica o universo ao qual estamos inseridos, o cordel é um gênero textual popular da cultura nordestina.