DESAFIOS E PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 2351 "titulo" => "DESAFIOS E PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS" "resumo" => "Manaus possui um setor próprio para o desenvolvimento da formação continuada em serviço dos professores da Rede Municipal. Os formadores acompanham especificamente os educadores em estágio probatório durante um ano letivo e têm como objetivo a melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da qualificação dos professores. No entanto, o contingente de profissionais supera em muito a capacidade de atendimento dos formadores. A proposta deste artigo é discutir as condições em que a formação em serviço é realizada em Manaus, bem como as possibilidades para sobrepor desafios, tais como a logística de deslocamento das equipes de formadores, a organização escolar para que se garanta a realização dos encontros de formação sem renunciar ao direito de aprendizagem dos estudantes e ainda, meios para atender uma quantidade maior de servidores em estágio probatório em comparação com os números atuais. Este trabalho é um estudo de caso cujas análises partem de documentos oficiais como o Regimento Geral das Escolas de Manaus, da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação, além de estudos sobre gestão democrática em Oliveira (2015), políticas educacionais em Paro (2010) e as discussões conceituais e práticas em relação a formação continuada de professores em contexto amazônico propostas por Bissoli (2016). Como resultado, é apresentada uma proposição para incorporar espaços para o acolhimento e de formação continuada em serviço aos profissionais que compõem a equipe escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID2351_TB137_04102023230254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO EUGÊNIO GOMES" "autor_nome_curto" => "THIAGO EUGÊNIO" "autor_email" => "thiago.eugenio.gomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 2351 "titulo" => "DESAFIOS E PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS" "resumo" => "Manaus possui um setor próprio para o desenvolvimento da formação continuada em serviço dos professores da Rede Municipal. Os formadores acompanham especificamente os educadores em estágio probatório durante um ano letivo e têm como objetivo a melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da qualificação dos professores. No entanto, o contingente de profissionais supera em muito a capacidade de atendimento dos formadores. A proposta deste artigo é discutir as condições em que a formação em serviço é realizada em Manaus, bem como as possibilidades para sobrepor desafios, tais como a logística de deslocamento das equipes de formadores, a organização escolar para que se garanta a realização dos encontros de formação sem renunciar ao direito de aprendizagem dos estudantes e ainda, meios para atender uma quantidade maior de servidores em estágio probatório em comparação com os números atuais. Este trabalho é um estudo de caso cujas análises partem de documentos oficiais como o Regimento Geral das Escolas de Manaus, da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação, além de estudos sobre gestão democrática em Oliveira (2015), políticas educacionais em Paro (2010) e as discussões conceituais e práticas em relação a formação continuada de professores em contexto amazônico propostas por Bissoli (2016). Como resultado, é apresentada uma proposição para incorporar espaços para o acolhimento e de formação continuada em serviço aos profissionais que compõem a equipe escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID2351_TB137_04102023230254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO EUGÊNIO GOMES" "autor_nome_curto" => "THIAGO EUGÊNIO" "autor_email" => "thiago.eugenio.gomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }