Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CYBERTECA : PROJETO DE INCENTIVO AO ACESSO AO PORTAL DE DOMÍNIO PÚBLICO COMO FORMA DE FORTALECER O HÁBITO DA LEITURA NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96122
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1934
    "inscrito_id" => 9118
    "titulo" => "CYBERTECA : PROJETO DE INCENTIVO AO ACESSO AO PORTAL DE DOMÍNIO PÚBLICO COMO FORMA DE FORTALECER O HÁBITO DA LEITURA NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS"
    "resumo" => "O artigo descreve um projeto de extensão executado pelo IFTO - Campus Araguatins, que parte da premissa de restabelecer a importância da leitura que perdeu-se ao longo do período pandêmico e pós-pandêmico, com a utilização da tecnologia. O projeto abrange a garantia de acesso a computadores aos discentes das escolas parceiras, a criação de uma plataforma informativa, educativa e gamificada de acesso ao portal de domínio público (Cyberteca) e o incentivo à leitura de conteúdos públicos. Objetiva-se apresentar o resultado das aplicações nas diferentes unidades de ensino, bem como expor a importância da relação leitura-tecnologia. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso afim de obter-se um estudo aprofundado sobre as unidades de ensino, as quais foram: Escola Estadual Isolada Boa Sorte, Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho. Destaca-se nos resultados a relevância de novos recursos pedagógicos no âmbito educacional e a inclusão digital na tentativa de atingir e amparar uma maior parte dos educandos, também é incluído reuniões com a equipe, visitas às escolas para apresentação do projeto, publicações das atividades realizadas na rede social Instagram, criação de material de capacitação para docentes e discentes, a criação da plataforma Cyberteca e a entrega de computadores às escolas como garantia de acesso ao sistema. Acentua-se ainda, que o sistema de acesso a livros de domínio público desenvolvido traz uma nova maneira de apresentar os conteúdos de forma dinâmica, estimulando assim, o interesse pelo ato de ler. Este projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma positiva para melhorar a educação e incentivar a leitura, especialmente em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ele demonstra a importância da inclusão digital para atender a uma maior parte dos educandos e fornece insights para a criação de novos recursos pedagógicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65afb08d33ddb_23012024092653.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-23 09:26:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEVY GUSTAVO LEITE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "Levy Guga"
    "autor_email" => "levy.santana@estudante.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96122
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1934
    "inscrito_id" => 9118
    "titulo" => "CYBERTECA : PROJETO DE INCENTIVO AO ACESSO AO PORTAL DE DOMÍNIO PÚBLICO COMO FORMA DE FORTALECER O HÁBITO DA LEITURA NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS"
    "resumo" => "O artigo descreve um projeto de extensão executado pelo IFTO - Campus Araguatins, que parte da premissa de restabelecer a importância da leitura que perdeu-se ao longo do período pandêmico e pós-pandêmico, com a utilização da tecnologia. O projeto abrange a garantia de acesso a computadores aos discentes das escolas parceiras, a criação de uma plataforma informativa, educativa e gamificada de acesso ao portal de domínio público (Cyberteca) e o incentivo à leitura de conteúdos públicos. Objetiva-se apresentar o resultado das aplicações nas diferentes unidades de ensino, bem como expor a importância da relação leitura-tecnologia. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso afim de obter-se um estudo aprofundado sobre as unidades de ensino, as quais foram: Escola Estadual Isolada Boa Sorte, Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho. Destaca-se nos resultados a relevância de novos recursos pedagógicos no âmbito educacional e a inclusão digital na tentativa de atingir e amparar uma maior parte dos educandos, também é incluído reuniões com a equipe, visitas às escolas para apresentação do projeto, publicações das atividades realizadas na rede social Instagram, criação de material de capacitação para docentes e discentes, a criação da plataforma Cyberteca e a entrega de computadores às escolas como garantia de acesso ao sistema. Acentua-se ainda, que o sistema de acesso a livros de domínio público desenvolvido traz uma nova maneira de apresentar os conteúdos de forma dinâmica, estimulando assim, o interesse pelo ato de ler. Este projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma positiva para melhorar a educação e incentivar a leitura, especialmente em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ele demonstra a importância da inclusão digital para atender a uma maior parte dos educandos e fornece insights para a criação de novos recursos pedagógicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65afb08d33ddb_23012024092653.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-23 09:26:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEVY GUSTAVO LEITE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "Levy Guga"
    "autor_email" => "levy.santana@estudante.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo descreve um projeto de extensão executado pelo IFTO - Campus Araguatins, que parte da premissa de restabelecer a importância da leitura que perdeu-se ao longo do período pandêmico e pós-pandêmico, com a utilização da tecnologia. O projeto abrange a garantia de acesso a computadores aos discentes das escolas parceiras, a criação de uma plataforma informativa, educativa e gamificada de acesso ao portal de domínio público (Cyberteca) e o incentivo à leitura de conteúdos públicos. Objetiva-se apresentar o resultado das aplicações nas diferentes unidades de ensino, bem como expor a importância da relação leitura-tecnologia. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso afim de obter-se um estudo aprofundado sobre as unidades de ensino, as quais foram: Escola Estadual Isolada Boa Sorte, Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho. Destaca-se nos resultados a relevância de novos recursos pedagógicos no âmbito educacional e a inclusão digital na tentativa de atingir e amparar uma maior parte dos educandos, também é incluído reuniões com a equipe, visitas às escolas para apresentação do projeto, publicações das atividades realizadas na rede social Instagram, criação de material de capacitação para docentes e discentes, a criação da plataforma Cyberteca e a entrega de computadores às escolas como garantia de acesso ao sistema. Acentua-se ainda, que o sistema de acesso a livros de domínio público desenvolvido traz uma nova maneira de apresentar os conteúdos de forma dinâmica, estimulando assim, o interesse pelo ato de ler. Este projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma positiva para melhorar a educação e incentivar a leitura, especialmente em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ele demonstra a importância da inclusão digital para atender a uma maior parte dos educandos e fornece insights para a criação de novos recursos pedagógicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.