MOURA, Camila Dayana Alves De et al.. Experiência docente ligada ao pibid. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99492>. Acesso em: 22/11/2024 10:57
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política do governo federal de formação de docentes em nível superior, para a valorização do magistério e melhoria da qualidade da educação básica, com bolsas administradas pela CAPES. O presente trabalho teve o objetivo de relatar a experiência de um grupo de bolsistas do subprojeto de Física do PIBID da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Pesqueira no período de novembro de 2022 até junho de 2023. Iniciamos nossa jornada com uma reunião de apresentação, conhecendo o coordenador de área e supervisores que nos acompanham nas escolas públicas, em que ocorreu divisão de grupo com qual supervisor cada aluno iria trabalhar no período de 18 meses. Inicialmente durante algumas semanas foi realizado um estudo sobre o conceito de astronomia. Onde também foi trabalhado como ensinar com perguntas, aprendemos também a confecção de um relógio de Sol, após isso a construção de mapas conceituais sobre os seguintes temas: astronomia, mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e Física moderna. Juntamente com a leitura e seminários do Cosmos de Carl Sagan (2013). Em seguida foi proposto um debate e a realização de algumas atividades, foi feito a realização de alguns experimentos sobre planetas, uma intervenção com laser, um curso sobre Arduino e estudo, confecção e intervenção sobre ''como criar uma garrafa térmica'' onde envolvia a calorimetria. A partir disso entendemos que participar do PIBID é adquirir experiências docentes, nisso foi possível entendermos mais sobre qual o funcionamento e planejamento de uma sala de aula, onde nos ajudou a trabalhar não só a timidez mas também a oratória, nos proporcionando um momento único no início da carreira docente.