Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A FAUNA LOCAL E AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ENVOLVIDAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95572
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1222
    "inscrito_id" => 9064
    "titulo" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A FAUNA LOCAL E AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ENVOLVIDAS."
    "resumo" => "O ensino de ciências por investigação é uma abordagem que busca promover situações de ensino, nas quais os discentes podem desenvolver suas aprendizagens sobre conceitos e teorias, por meio da observação, elaboração de hipóteses, socialização, troca de experiências e questionamentos. Mediante isso, o conhecimento acerca da fauna local é de extrema importância, para que os alunos aprendam sobre os animais, onde vivem e conheçam modos de agir para a conservação da biodiversidade. Sendo assim, o ensino de ciências por investigação, pode contribuir para que os estudantes se tornem agentes construtores do conhecimento, com autonomia intelectual, ampliando assim a compreensão acerca do mundo em que vivem. Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuições do ensino por investigação no ensino e na aprendizagem acerca da fauna local. Este estudo é de caráter qualitativo, caracterizado como uma intervenção didática, em sala de aula, com estudantes do nono ano do ensino fundamental. A realização do projeto didático ocorreu por meio do componente curricular de estágio supervisionado III, do curso de licenciatura em ciências biológicas, da Universidade de Pernambuco, no período de novembro de 2022 a março de 2023, em três escolas concedentes, localizadas na Região Metropolitana de Recife. Desse modo, foram realizados três encontros, em sala de aula, a fim de realizar atividades investigativas acerca do tema, sendo elas, a construção da árvore de problemas para elaboração de hipóteses e soluções sobre a problemática, oficina de cartazes informativos sobre os animais estudados e uma produção evidenciando a experiência vivida. Ao longo desses encontros, foram lançadas atividades que evidenciam a percepção e reflexão dos estudantes no estudo sobre a fauna local e as problemáticas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9064_TB1222_28092023183850.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA HELLEN LIRA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA LIRA"
    "autor_email" => "julialira1521@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95572
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1222
    "inscrito_id" => 9064
    "titulo" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A FAUNA LOCAL E AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ENVOLVIDAS."
    "resumo" => "O ensino de ciências por investigação é uma abordagem que busca promover situações de ensino, nas quais os discentes podem desenvolver suas aprendizagens sobre conceitos e teorias, por meio da observação, elaboração de hipóteses, socialização, troca de experiências e questionamentos. Mediante isso, o conhecimento acerca da fauna local é de extrema importância, para que os alunos aprendam sobre os animais, onde vivem e conheçam modos de agir para a conservação da biodiversidade. Sendo assim, o ensino de ciências por investigação, pode contribuir para que os estudantes se tornem agentes construtores do conhecimento, com autonomia intelectual, ampliando assim a compreensão acerca do mundo em que vivem. Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuições do ensino por investigação no ensino e na aprendizagem acerca da fauna local. Este estudo é de caráter qualitativo, caracterizado como uma intervenção didática, em sala de aula, com estudantes do nono ano do ensino fundamental. A realização do projeto didático ocorreu por meio do componente curricular de estágio supervisionado III, do curso de licenciatura em ciências biológicas, da Universidade de Pernambuco, no período de novembro de 2022 a março de 2023, em três escolas concedentes, localizadas na Região Metropolitana de Recife. Desse modo, foram realizados três encontros, em sala de aula, a fim de realizar atividades investigativas acerca do tema, sendo elas, a construção da árvore de problemas para elaboração de hipóteses e soluções sobre a problemática, oficina de cartazes informativos sobre os animais estudados e uma produção evidenciando a experiência vivida. Ao longo desses encontros, foram lançadas atividades que evidenciam a percepção e reflexão dos estudantes no estudo sobre a fauna local e as problemáticas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9064_TB1222_28092023183850.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA HELLEN LIRA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA LIRA"
    "autor_email" => "julialira1521@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de ciências por investigação é uma abordagem que busca promover situações de ensino, nas quais os discentes podem desenvolver suas aprendizagens sobre conceitos e teorias, por meio da observação, elaboração de hipóteses, socialização, troca de experiências e questionamentos. Mediante isso, o conhecimento acerca da fauna local é de extrema importância, para que os alunos aprendam sobre os animais, onde vivem e conheçam modos de agir para a conservação da biodiversidade. Sendo assim, o ensino de ciências por investigação, pode contribuir para que os estudantes se tornem agentes construtores do conhecimento, com autonomia intelectual, ampliando assim a compreensão acerca do mundo em que vivem. Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuições do ensino por investigação no ensino e na aprendizagem acerca da fauna local. Este estudo é de caráter qualitativo, caracterizado como uma intervenção didática, em sala de aula, com estudantes do nono ano do ensino fundamental. A realização do projeto didático ocorreu por meio do componente curricular de estágio supervisionado III, do curso de licenciatura em ciências biológicas, da Universidade de Pernambuco, no período de novembro de 2022 a março de 2023, em três escolas concedentes, localizadas na Região Metropolitana de Recife. Desse modo, foram realizados três encontros, em sala de aula, a fim de realizar atividades investigativas acerca do tema, sendo elas, a construção da árvore de problemas para elaboração de hipóteses e soluções sobre a problemática, oficina de cartazes informativos sobre os animais estudados e uma produção evidenciando a experiência vivida. Ao longo desses encontros, foram lançadas atividades que evidenciam a percepção e reflexão dos estudantes no estudo sobre a fauna local e as problemáticas ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.