Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE COMBINATÓRIA NO GEOGEBRA? UMA REFLEXÃO SOBRE POSSÍVEIS SITUAÇÕES, REPRESENTAÇÕES E INVARIANTES APRESENTADOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diante do cenário da diversidade de problemas combinatórios e das possíveis dificuldades de professores nesse processo de ensino e aprendizagem esse trabalho investigou, por meio de uma pesquisa documental nos objetos de aprendizagem no GeoGebra, alternativas tecnológicas no campo educacional que promovam caminhos para dirimir essas dificuldades. Nessa perspectiva, delimitou-se como objetivos identificar os objetos de aprendizagem nesse software que abordam combinatória e averiguar nesses objetos como as características de situações, invariantes do conceito e representações são por eles discutidas e apresentadas. A escolha dessas características se fundamentou na discussão da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) propostas por Gerard Vergnaud, especificamente no tripé constituído de classes de situações(S), invariantes(I) e representações(R) que dão sentido a um conceito. Em investigações realizadas no Grupo de Estudo em Raciocínios Combinatório e Probabilístico – GERAÇÃO UFPE as classes de situações de combinatória sugerem o tratamento de problemas que vão além do arranjo, combinação e permutação. Por sua vez, os invariantes do conceito propostos nas situações podem abordar ordem e repetição de elementos, esgotamento de possibilidades, entre outros. Nas representações apresentadas pelas situações o uso de fórmulas pode ser alternado com o uso, por exemplo, do Princípio Fundamental da Contagem, da listagem de elementos ou da árvore de possibilidades. Os caminhos metodológicos foram traçados por uma abordagem qualitativa e exploratória a partir da seleção e análise de sete objetos de aprendizagem do GeoGebra que propõem discussões sobre combinatória encontrados na aba de materiais didáticos do site desse software. No que tange aos resultados encontrados, observou-se a maior frequência de problemas combinatórios condicionais em detrimento a uma minoria de situações simples. Sobre os invariantes, constatou-se a presença de ordem e escolha com maior enfoque. As representações mais aparentes foram de listagem de elementos para facilitar visualização das possibilidades na resolução.

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