A primeira infância é uma fase importante da vida que marca significativamente a trajetória da criança até a idade adulta. Com isso, as vivências brincantes desenvolvidas em creches e pré-escolas cumprem papel fundamental quando promovem ações que potencializam a saúde e o bem estar físico, psicológico, intelectual e social das crianças pequenas, a exemplo, o contato com a natureza e brincadeiras em espaços ao ar livre. Esta pesquisa-ação colaborativa tem como objetivo apresentar o ensaio de um projeto de formação continuada de professores/as da primeira infância desenvolvido com discentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba e professores/as de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de João Pessoa e adjacências. O percurso teórico-metodológico tem como base os estudos de Barros, 2018; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010; Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019; Thiollent, 2000; Tiriba, 2018; Vygotsky, 2012. Os resultados iniciais obtidos com as ações do projeto apontam para a apropriação da intencionalidade da ação docente na Educação Infantil, principalmente quando vivenciam, no processo de formação, atividades de sensibilização e de experimentação de movimentos e de corporeidade e de ludicidade nos espaços externos das instituições que ampliam o conhecimento de si, do outro e do mundo.