A formação de professores é antes de tudo um ato politico, que exige opções epistemológicas, filosóficas, e curriculares, onde é necessário levar em consideração as reais necessidades dos docentes e seus anseios pessoais e profissionais. É importante saber que os estudos e discussões sobre formações vêm contribuídos para reflexão sobre políticas, currículos e práticas. A formação e a prática do/da educador/educadora exige uma contextualização entre o desafio de trabalhar as questões raciais e racismo e as temáticas que são geralmente apresentadas nas formações docentes, pois ainda são temas pouco debatidos e o profissional encontra muita resistência e limites em sua prática diária em sala de aula, melhor lugar para se encontrar a diversidade social e cultural. O projeto de Formação de Professores: Por Uma Educação Afrocentrada foi pensado a partir da avaliação de ações desenvolvidas nas escolas da rede municipal de Ensino de Santo Estevão, e a percepção que se teve é que as temáticas contidas nas leis supracitadas, não estão sendo trabalhadas e alguns profissionais ainda sinalizam não saber como fazer a efetivação diária da lei em sala de aula, que o trabalho é geralmente executado em ações pontuais. A oficina deve ser percebida como espaço de formação e reflexão que oportuniza troca de saberes, buscando sempre através da construção coletiva de determinadas experiências, que buscam proporcionar vivências de ensino-aprendizagem em que todos os seus participantes interagem na busca do saber para viver e aprender. Objetivando servir como instrumento de apoio didático-pedagógico que visa suprir as dificuldades de aprendizagem relacionadas com o conteúdo em questão, que é a Educação Afrocentrada. A formação proposta para o Encontro Estadual de Ensino de História será desenvolvida em forma de oficina, seguindo as seguintes temáticas: Como introduzir conteúdos afrocentrados na rotina escolar e Jogos e Brincadeiras Indígenas e afro-brasileiras.