O presente trabalho, fruto da monografia de conclusão de curso da especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio, cursada na Universidade Federal de São João Del Rei, objetiva pensar a regência de conteúdos da Sociologia Urbana na educação básica, com foco na problemática das cidades contemporâneas. O itinerário metodológico do presente trabalho se baseia na tentativa de criar uma transposição do conhecimento teórico da Sociologia Urbana para o currículo do Ensino Médio, com a divisão temática para os três anos de ensino. Deste modo, aposta-se para início dos estudos de Sociologia Urbana no ensino médio uma análise do que é a urbanização, e sua relação com a industrialização, dialogando com a teoria sociológica simmeliana. Para o segundo ano apresenta-se a temática do meio ambiente e das lutas urbanas. Finalizando o terceiro ano, tendo como objetivo desenvolver uma atitude de interesse, respeito e reflexão perante à diversidade de identidades culturais nas grandes cidades e a problematização da condição juvenil nos grandes centros. A justificativa desse estudo se baseia na importância da problemática urbana para o desenvolvimento geral da ciência sociológica. Diversos autores buscaram analisar as características desse fenômeno que é a cidade, como Louis Wirth, Zygmunt Bauman, Simmel (1998), entre outros. Não é possível separar o nascimento da Sociologia como ciência, pautada na produção clássica de Karl Marx (1988), Émile Durkheim e Max Weber, com a explosão das cidades europeias. É no bojo das transformações econômicas, políticas e sociais metropolitanas que surge uma ciência da sociedade, como uma tentativa de reflexão e solução para a intensificação das transformações e dos problemas nas cidades: desemprego, violência, dificuldade de mobilidade, ausência de moradia, epidemias, poluição, industrialização acelerada, entre outros. Conclui-se que a Sociologia Urbana se mostra uma temática de muita relevância e potencialidade que articula a vivência cotidiana dos estudantes com as teorias. Os planos de aula apresentados visam a interlocução entre essa realidade vivida na cidade e pensada pelos sujeitos envolvidos no processo educativo.