Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

RELATO DE EXPERIENCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) PÔSTER
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92406
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIENCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo visa relatar as experiências do Programa de Residência Pedagógica e Estágio na formação de professores, em uma escola de ensino integral no estado da Paraíba. Considerando a implementação do Novo Ensino Médio, com o foco na disciplina de Sociologia. Tendo como aporte o estudo do Projeto Político Pedagógico (2022), apresentando as estruturação da escola; Ministério da Educação (2020), relatando às resoluções formativas do Novo Ensino Médio; Freitas et.al (2020), retomando o debate sobre a importância da teoria e prática na formação docente; Silva (2012), contribuindo com o debate sobre a estruturação das avaliações educacionais; Saviani (2014), abordando às políticas educacionais que estruturam o novo formato escolar. Em que foi possível compreender brevemente a importância de iniciação nos programas de fomento à formação de professores de Sociologia, de forma que compreenda-se antecipadamente às dinâmicas próprias do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID388_TB36_16062023215154.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNEIDE ELISBÃO"
    "autor_nome_curto" => "EDNEIDE"
    "autor_email" => "edneide04elisbao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92406
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIENCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo visa relatar as experiências do Programa de Residência Pedagógica e Estágio na formação de professores, em uma escola de ensino integral no estado da Paraíba. Considerando a implementação do Novo Ensino Médio, com o foco na disciplina de Sociologia. Tendo como aporte o estudo do Projeto Político Pedagógico (2022), apresentando as estruturação da escola; Ministério da Educação (2020), relatando às resoluções formativas do Novo Ensino Médio; Freitas et.al (2020), retomando o debate sobre a importância da teoria e prática na formação docente; Silva (2012), contribuindo com o debate sobre a estruturação das avaliações educacionais; Saviani (2014), abordando às políticas educacionais que estruturam o novo formato escolar. Em que foi possível compreender brevemente a importância de iniciação nos programas de fomento à formação de professores de Sociologia, de forma que compreenda-se antecipadamente às dinâmicas próprias do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID388_TB36_16062023215154.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNEIDE ELISBÃO"
    "autor_nome_curto" => "EDNEIDE"
    "autor_email" => "edneide04elisbao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente artigo visa relatar as experiências do Programa de Residência Pedagógica e Estágio na formação de professores, em uma escola de ensino integral no estado da Paraíba. Considerando a implementação do Novo Ensino Médio, com o foco na disciplina de Sociologia. Tendo como aporte o estudo do Projeto Político Pedagógico (2022), apresentando as estruturação da escola; Ministério da Educação (2020), relatando às resoluções formativas do Novo Ensino Médio; Freitas et.al (2020), retomando o debate sobre a importância da teoria e prática na formação docente; Silva (2012), contribuindo com o debate sobre a estruturação das avaliações educacionais; Saviani (2014), abordando às políticas educacionais que estruturam o novo formato escolar. Em que foi possível compreender brevemente a importância de iniciação nos programas de fomento à formação de professores de Sociologia, de forma que compreenda-se antecipadamente às dinâmicas próprias do ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.