Apresenta-se nessa Comunicação o Projeto "Noite Paraense", desenvolvido por professores de diversas áreas do saber e discentes do Ensino Médio da escola pública estadual paraense “Avertano Rocha”. A atividade é realizada com estudantes do turno noturno e aborda, de forma pluridisciplinar, camadas da cultura paraense vivenciadas no cotidiano deles, tais como musicalidade (brega, tecnobrega, etc), culinária, religiosidades, rivalidade esportiva entre clubes de futebol locais (Remo e Paysandu), medicina tradicional, etc. O fato de ser desenvolvido com alunos do noturno dimensiona a potência do Projeto, considerando que a maioria deles já estão inseridos no mercado de trabalho, chegando à escola após exaustiva jornada laboral, bem como têm distorção idade-série e histórico de evasão escolar. A partir do conceito de rizoma (DELEUZE, GUATARRI, 1995) entende-se que a condução do Projeto entrelaçou saberes sem centralização em apenas um campo do conhecimento, havendo conexão, heterogeneidade, e multiplicidade, o inter-ser foi abraçado e incentivado. Docentes de Matemática, Física e Química juntamente com os de Sociologia, Geografia, e História promoveram uma tessitura de ações cooperadas. Esse modelo rizomático se mostrou alinhado com as diretrizes do Novo Ensino Médio, pois os alunos trabalharam uma integralidade de aspectos, habilidades e competências, exercitando o planejamento, cooperação, manejo de conflitos, escuta e oratória qualificadas, incentivo à autonomia e autoestima.